1 de jan. de 2011

Especial Woody Allen


Woody Allen

Bronx - NY, 1º de Dezembro de 1935


BIOGRAFIA

     Nascido no dia 1º de dezembro de 1935, Allan Stewart Konigsberg desde cedo envolveu-se no mundo do entretenimento. Aos 15 anos, já com o pseudônimo de Woody Allen, começou a escrever piadas para colunas de jornais locais e programas de rádio. Em 1964, Allen já era um respeitável comediante, tanto que um disco chamado Woody Allen, com as gravações de seus shows, foi indicado ao Prêmio Grammy.

     Sua primeira experiência cinematográfica aconteceu no ano de 1965, quando em uma de suas apresentações como comediante stand-up, um produtor de cinema o convidou para escrever e estrelar o que seria o filme O que é que há, gatinha? (Clive Donner e Richard Talmadge, 1965). Como diretor, sua estreia foi em 1969, com Um assaltante bem trapalhão, mas vale lembrar que em 1966 ele redublou e acrescentou um prólogo e uma série de animações a um filme de ação japonês, What's Up, Tiger Lily. A partir de então, uma prolífica carreira cinematográfica começou a ser traçada, tendo em média um filme por ano (algo que realmente acontece desde 1982).

     O primeiro filme premiado de Woody Allen foi Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), que recebeu quatro Oscar (Melhor Filme, Roteiro, Direção e Melhor Atriz – para Diane Keaton). Apesar de não ter comparecido em nenhuma das cerimônias em que concorreu, Woody Allen conquistou outro prêmio de Melhor Roteiro Original, por Hannah e suas Irmãs, e recebeu mais outras 18 indicações em diversas categorias. Em 2002, no Oscar seguinte aos atentados de 11 de Setembro, Allen finalmente compareceu à cerimônia para fazer uma homenagem à cidade de Nova York, e foi aplaudido de pé por todo o auditório. Nova York é o cenário de praticamente todos os filmes de Allen antes de 2005 (quando ele inicia sua fase europeia). É em Nova York que ele filma um de seus clássicos absolutos, Manhattan (1979).


     A vida amorosa de Allen sempre deu o que falar à imprensa. Antes da fama, Woody Allen já havia tido dois casamentos e, por consequência, dois divórcios (Harlene Rosen e Louise Lasser). Depois da fama, namorou várias importantes atrizes, que sempre ficavam com os papéis principais de seus filmes, até se firmar com Mia Farrow. Com a atriz, Allen ficou casado até 1992, quando começou um polêmico relacionamento com Soon Yi, filha adotiva de Mia, com quem está casado até hoje.

     Fã de Ingmar BergmanGroucho MarxFederico FelliniCole Porter Anton Chekhov.
Dirigindo, escrevendo e atuando a maioria de seus filmes, Woody Allen encarna, na maioria das vezes, um judeu nova-iorquino neurótico e fracassado. Com alguns filmes otimistas e outros nem tanto, o cineasta consegue repetir os temas sem parecer repetitivo.

     Em 2000, iniciou um contrato com a DreamWorks que correspondeu com o que a crítica julgou ser sua pior fase (a fase Woody Light). Apesar dos ótimos e divertidos Trapaceiros (2000), O Escorpião de Jade (2001), Dirigindo no Escuro (2002) e Igual a Tudo na Vida (2003nessa fase, Allen nunca chegou a ser brilhante.

     Depois do fim de seu contrato com a empresa de Steven Spielberg, Allen decidiu reatar o namoro com o drama. Primeiro veio a aproximação com o gênero, com Melinda e Melinda (2004), seguido de Match Point (2005), que foi o primeiro drama do cineasta em 16 anos, que arrebatou muitos elogios da crítica. O longa recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro, inclusive para Melhor Filme – Drama, e uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Match Point marca ainda por ser o primeiro filme de Allen filmado em Londres, e também o primeiro com a atriz Scarlett Johansson. O diretor retornou à comédia em seu projeto seguinte, Scoop (2006), também com Scarlett Johansson.

     Em 2007, lançou o filme O Sonho de Cassandra, drama sobre dois irmãos com problemas de dinheiro que são contratados pelo seu tio milionário para assassinarem um inimigo. Foi um filme muito mal recebido pela crítica. Nota-se também que Allen não atua nesse filme. Acredita-se que a morte de seu personagem em Scoop tenha sido uma indicação de seu afastamento da atuação, dedicando-se apenas à direção. Em 2008 realizou Vicky Cristina Barcelona, também com Scarlett Johansson; e em 2009 retornou à Nova York para filmar mais uma obra de sabor metalinguístico, Tudo Pode dar Certo. No ano passado lançou Você vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos, quando volta ao tema do sobrenatural, atacando dessa vez o mundo da adivinhação. Apesar de ser uma comédia fraca (para o parâmetro Woody Allen), o filme conserva o melhor do diretor. Seu novo filme, Midnight in Paris, está em fase de pós-produção, e deverá ser lançado no meio do ano.



     Além de dramaturgo, contista, comediante, diretor, roteirista e ator de cinema, Woody Allen toca clarinete semanalmente num bar de Nova York. Sua ligação com a música, principalmente com o Jazz, pode ser conferida em todos os seus filmes, dos quais é responsável também pela escolha da trilha sonora. Em 2002 participou, pela primeira vez, do Festival de Cannes, onde ganhou a Palma de Ouro pelo conjunto de sua obra.


FILMES

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger