10 de ago. de 2011

Woody Allen fala a NY após o 11 de setembro




por Luiz Santiago


     Após os atentados terroristas em Nova Iorque, em setembro de 2001, a comunidade cinematográfica estadunidense mobilizou-se em uma série de eventos locais para, de alguma forma, ajudar a cidade. Um desses eventos foi o Concert for New York City: Live (2001) que contou com a presença de diversos artistas, além de exibir filmes encomendados a grandes diretores do país, dentre eles Martin Scorsese, Spike Lee e Woody Allen. A proposta era que os diretores fizessem um curta-metragem que trouxesse algo sobre a cidade de Nova Iorque e os seus habitantes. Woody Allen enviou para o evento o curta Sounds From a Town I Love, um quase literal desfile de muitas de suas personagens.

     Os planos e a forma do filme são simples: diversos personagens transitam pelas ruas da cidade falando ao celular, e a câmera os acompanham por alguns segundos a fim de “pegar” parte da conversa. Eis o filme. O grande impacto está (como sempre, em se tratando de Woody Allen) no roteiro, que trabalha a neurose de diversos novaiorquinos com os acontecimentos daquele momento, e com os problemas de suas próprias vidas. O humor é dado a cada telefonema, que assume, no filme, o papel de um micro esquete.

     Sounds From a Town I Love cumpre o seu papel, que é mostrar a cidade e os seus habitantes, seus medos, suas vidas. Diversas etnias, sotaques, e relações com a cidade são mostradas. Como nenhum outro diretor novaiorquino, Allen possui uma ligação quase religiosa com Nova Iorque, e qualquer coisa que ele faça sobre essa cidade é digno de ser apreciado. Mais uma (pequena) carta de amor woodyana a essa mágica e gigantesca metrópole. Vale a pena assistir.


SOUNDS FROM A TOWN I LOVE (EUA, 2001)
Direção: Woody Allen
Elenco: Marshall Brickman, Griffin Dunne, Michael Emerson, Hazelle Goodman, Rick Mowat, Bebe Neuwirth, Tony Roberts, Celia Weston.



FILME BOM. RECOMENDAMOS ASSISTIR.




ASSISTA AO FILME NA ÍNTEGRA!


Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger