30 de dez. de 2011

Melhores e piores filmes de 2011 / Números / Agradecimentos / Premiações / Projetos






Esta é a última postagem do Cinebulição em 2011. 

Voltaremos com as publicações a partir do dia 06/01/2012.

Desejamos a todos um ótimo Réveillon e um bom início de ano.


por Luiz Santiago

          Todo cinéfilo inicia o ano esperando ter grandes surpresas, assistir aos filmes dos seus diretores preferidos, escrever e conversar bastante sobre cinema. Livros, filmes, palestras, cursos, debates, ciclos, todo um aparato que dá sustentação às artes visuais aparece renovado e merece atenção. No decorrer do ano, surgem as decepções, as correrias para acompanhar os Festivais, a dúvida entre ver um lançamento esperado ou um filme potencialmente bom... a velha e maravilhosa vida de um cinéfilo ativo. O ano de 2011 nos trouxe agradáveis surpresas, mas elas não foram a maioria. Assistimos à banalização e decadência (novamente!) do 3D, o esgotamento do found footage, a briga dos estúdios para conseguir bilheterias, o aumento do número de comédias românticas “anti-românticas”, o aumento do prestígio dos documentários, a permanência das comédias debiloides e desnecessárias.

          É chegado o momento do ano em que os cinéfilos olham para todo esse caminho tortuoso de 2011, e não precisam de muita coisa para compor as listas dos melhores e piores filmes do ano. O Cinebulição, que vai fazer 2 anos de existência em 2012, adotou por tradição publicar a lista como a última postagem do ano. Na lista de 2010, tivemos apenas 4 votantes, o que me permitiu publicar separadamente cada lista. Neste ano, temos 16 votantes, o que torna inviável a publicação separada de cada um, por isso fiz um ranking dos votos recebidos, e o resultado vocês podem conferir logo abaixo.


MELHORES FILMES DE 2011


ATENÇÃO: Essa lista é um ranking feito a partir das listas pessoais do seguintes convidados: Adriano de Oliveira, Amanda Camargo, Elton Telles, Gustavo Teng, Juliana Zanolli, Kaio Woogman, Luiz Santiago, Luís Silva, Marcel Moreno, Marcio Sallem, Marcus Hisht, Neide Barros, Pedro Veblen, Silvana Santiago, Tatiana Rimoldi, Vinícius Kertz.

IMPORTANTE: Como os convidados são de diversos Estados do Brasil, e também de Portugal, Estados Unidos e Espanha, alguns filmes que ainda não entraram em cartaz no Brasil ou foram vistos apenas em Festivais, poderão figurar na lista, e podem voltar no próximo ano, por ocasião da estreia da obra no circuito nacional. Os critérios para eleição dos filmes foram: filmes de 2011 lançados em qualquer circuito em 2011, ou filmes de 2010 que só entraram no circuito nacional em 2011.


#10.  O CAVALO DE TURIM (2011) -
Béla Tarr e Ágnes Hranitzik

[Crítica]

#9.  TUDO PELO PODER (2011) - George Clooney
[Crítica]

#8.  X-MEN: PRIMEIRA CLASSE (2011) -
Matthew Vaughn

[Crítica] 

#7.  CÓPIA FIEL (2010) - Abbas Kiarostami
[Crítica]

#6.  O PALHAÇO (2011) - Selton Mello
[Crítica]

#5.  CISNE NEGRO (2010) - Darren Aronofsky 

#4.  A ÁRVORE DA VIDA (2011) - Terrence Malick
[Crítica]

#3.  A PELE QUE HABITO (2011) - Pedro Almodóvar
[Crítica]

#2.  MEIA NOITE EM PARIS (2011) - Woody Allen
[Crítica]

#1.  MELANCOLIA (2011) - Lars von Trier




PIORES FILMES DE 2011


          Os critérios e observações para os piores  são os mesmo já citados na categoria anterior. A diferença é que nesta parte não me darei o trabalho de selecionar uma fotografia significativa, editá-las e indicar os filmes. Opto por uma lista básica desses pecados cinematográficos.  


#1.  11-11-11

#2.  Apollo 18

#3.  A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1

#4.  Sem Saída

#5.  Caça às Bruxas

#6.  A Garota da Capa Vermelha

#7.  Dylan Dog e as Criaturas da Noite

#8.  Atividade Paranormal 3

#9.  Conan, o Bárbaro

#10.  Transformers 3: O Lado Oculto da Lua



AGRADECIMENTOS


                   Agradeço a todos os que acessam, acompanham e divulgam o blog. Se não fosse por vocês essa seria apenas uma página inóspita com material sobre cinema e sem importância alguma. Obrigado por tornar esse trabalho significativo. 

          Gostaria de agradecer a todos os que colaboraram comigo neste ano, a começar pelos membros ativos do nosso Júri de Cinéfilos, que de março a dezembro se empenharam na formulação dos nossos Veredictos. Também gostaria de citar aqui os convidados do blog para os Especiais e as Listas durante o ano: Gustavo Teng, Juliana Zanolli, Kaio Woogman, Marcus Hisht e Neide Barros.

          Um agradecimento todo especial aos meus amigos blogueiros, que compartilharam sessões, conversas, comentários, debates, troca de informações e planos. Muito a obrigado a vocês: Caio Viana, Emmanuela, Gabriel Neves, Marcel Moreno, Marcio Sallem, Matheus Fragata e Wesley Pereira de Castro. Também agradeço à Priscila Cardoso, pela ótima parceria entre o Cinebulição e o Cine Conhecimento, a nossa página de indicação para downloads.






XII Semana de Letras (UNESP - Araraquara).
Palestra: 
Cinema Africano - história, linguagens e tendências. 


          Também gostaria de agradecer ao meu amigo Luís Adriano Lima, pelas conversas cinéfilas, parceria, e pelo convite para que eu fizesse a palestra de abertura da XII Semana de Letras de Araraquara, realizada na Faculdade de Ciências e Letras (UNESP - Araraquara), no dia 17 de outubro. Com a ótima organização do Centro Acadêmico de Cultura e Estudos em Letras "Paulo Leminski", o evento foi um grande sucesso. Minha palestra teve como título: "Cinema africano: história, linguagem e tendências". Agradeço a acolhida de todos os organizadores, e mais uma vez, ao convite do Luís. 



4º PRÊMIO "SELO INGMAR BERGMAN"


          Como o meu amigo Nelson Rodrigues não conseguiu me enviar os seus votos para a premiação do Selo Ingmar Bergman deste final de ano, vamos premiar apenas 3 blogs nesta edição. Esta premiação tem um valor todo especial para mim, porque os três são blogs de pessoas que, além de serem meus amigos, realizam um maravilhoso trabalho com a crítica cinematográfica na rede, e merecem ser reconhecidos. Eis as páginas que recebem o selo nesta 4ª edição do nosso prêmio: 

* Bastidores  /  * Cinema de Gaveta  /  * Literatura e Cinema.

          Para os editores: leiam a apresentação do Editorial do Selo. Lá vocês encontrarão todos os procedimentos. Parabéns aos três: Matheus, Marcel e Luís. Vocês merecem todo o reconhecimento pelo excelente trabalho.  



EM 2012...


          Em 2012 uma série de projetos e coisas novas devem aparecer por aqui. As mudanças serão mais relacionadas ao conteúdo do blog do que à estética. Mudamos esse ano para um template mais claro, e penso que por hora ele está a contento. Talvez uma alteração ou outra, mas nada tão radical como fizemos esse ano. Uma das coisas principais do Cinebulição será uma mudança na prioridade de de publicações. Daremos maior atenção aos lançamentos. Mesmo assim, pelo menos uma das críticas da semana será sobre clássicos da sétima arte. Voltaremos também com os Especiais do Mês, e posso adiantar que o diretor de janeiro é um italiano, com início da carreira nos anos 1950. As próximas atualizações vocês podem ver aqui na coluna do direita. Algumas mudanças ainda estão sendo pensadas, de modo que prefiro não adiantar nada aqui. No decorrer dos meses vocês perceberão. Um abraço a todos e uma ótima passagem de ano! Muito obrigado ela visita ao blog, e sejam sempre bem vindos!

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger