por Luiz Santiago
Apresentação
Woody Allen iniciou a carreira artística nos palcos como comediante stand up. Sua chegada ao cinema como diretor, em 1969, acrescentou mais um caminho aos rumos do cinema independente nos Estados Unidos. A partir de então, o prolífico realizador procurou trazer à sétima arte a sua visão neurótica da humanidade.
A carreira do diretor é dividida em diversas fases que vão dos filmes “piada-puxa-piada” até os “filmes europeus”, sua atual fase. Para saber mais sobre a obra completa de Woody Allen, leia a nossa publicação do Especial Diretor do Mês de Janeiro/2011.
Woody Allen 2011/2012
O diretor acabou de finalizar o longa-metragem Meia Noite em Paris (2011), filme que irá abrir o Festival de Cannes no dia 11/05/2011. A película está prevista para estrear no Brasil no início de Junho/2011.
Seu próximo projeto já entrou em fase de pré-produção. A película se chamará Bop Decameron, e será filmada ainda neste verão em Roma, com estreia prevista para o primeiro semestre de 2012. O elenco conta com Jesse Eisenberg, Ellen Page, Penélope Cruz e Alec Baldwin.
O Veredicto em números
I – Para essa lista foram indicados um total de 41 filmes.
II – A menor pontuação foi um empate entre três filmes com 14 pontos. São eles: Bananas, Igual a Tudo na Vida e Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos.
III – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa foi o filme que apareceu em um maior número de listas.
O VEREDICTO
1º Lugar (172 pontos)
NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA
Annie Hall
1977
2º Lugar (155 pontos)
MANHATTAN
1979
3º Lugar (143 pontos)
A ROSA PÚRPURA DO CAIRO
The Purple Rose of Cairo
1985
4º Lugar (133 pontos)
HANNAH E SUAS IRMÃS
Hannah and her Sisters
1986
5º Lugar (97 pontos)
ZELIG
1983
6º Lugar (94 pontos)
CRIMES E PECADOS
Crimes and Misdemeanors
1989
7º Lugar (94 pontos)
PONTO FINAL
Match Point
2005
8º Lugar (77 pontos)
A ERA DO RÁDIO
Radio Days
1987
9º Lugar (70 pontos)
VICKY CRISTINA BARCELONA
2008
10º Lugar (66 pontos)
DESCONSTRUINDO HARRY
Desconstructing Harry
1997
OPINIÃO DOS JURADOS
Sobre Woody Allen:
Sou fã de carteirinha do Woody Allen diretor e roteirista, desde quando assisti Dorminhoco na tevê. Mas não gosto nada do Allen ator, sua presença imutável em cena compromete filmes como O Escorpião de Jade e Hannah e Suas Irmãs. O Allen diretor-roteirista é brilhante: humor inteligente, equipe técnica impecável, a força do jazz, influência benéfica de Bergman e Fellini, excelente diretor de atores. Aprecio principalmente sua fase com Mia Farrow. É deslumbrante, um belo filme atrás do outro. Os mais fraquinhos, o episódio de Contos de Nova York e Sonhos Eróticos de Numa Noite de Verão são ótimos. A fase de Diane Keaton também é impecável. Acho que ele desandou nos últimos anos, principalmente quando passou a trabalhar com estrelas e não com bons atores, mas ainda assim é capaz de surpreender positivamente com filmes como Match Point e Vicky, Cristina, Barcelona.
Antonio Nahud Júnior
Sobre Match Point :
Com base em um triângulo afetivo o roteiro dramático de Ponto Final se sustenta até o desfecho, entretanto, a sorte também é um pilar recorrente no argumento. Conferir a trama situações que condizem com sorte e azar só faz vigorar mais a genialidade da estória, entre situações que chegam a um patamar mais complexo, até movimentos de câmeras simples que culminam com uma bela vista de Londres, o filme é um leque de acertos onde o diretor Woody Allen faz pregar que a sorte concebe grandes e banais ocasiões do cotidiano, desde a metáfora inicial quando compara a vida a um jogo de tênis, até o desfecho magistral, mas sempre afirmando que, a sorte apenas age quando há atos inconsequentes.
* Filme já analisado no CINEBULIÇÃO. Para ler o texto clique AQUI.
Diego S. Lima
Sobre Vicky Cristina Barcelona:
Vicky Cristina Barcelona (2008), o quarto filme de Woody Allen feito na Europa, foi recebido com entusiasmo por boa parte da crítica mundial, embora alguns poucos não tenham visto nada nessa obra, além de “reproduções já manjadas do mundo de Allen”. Vai a pergunta: que cineasta contemporâneo, vivo, com uma carreira de 40 anos, e lançando um bom filme por ano desde 1983, consegue ser tão antenado a tudo o que acontece à sua volta, ser crítico em relação a esse “tudo”, e, apesar de transparecer-se moralista, ser na verdade, um grande cínico em celuloide? Woody Allen é um elemento à parte no mundo cinematográfico do nosso século, um “cineasta da vida e do mundo”, temas que se embatem em Vicky Cristina Barcelona.
* Filme já analisado no CINEBULIÇÃO. Para ler o texto completo clique AQUI.
Luiz Santiago
11º Lugar (64 pontos)
MARIDOS E ESPOSAS
Husbands and Wives
1992
A ÚLTIMA NOITE DE BORIS GRUSHENKO
Love and Death
1975
TUDO O QUE VOCÊS SEMPRE QUIS SABER SOBRE SEXO * MAS TINHA MEDO DE PERGUNTAR
Everything You Always Wanted to Know About Sex * But Were Afraid to Ask
1972
INTERIORES
Interiors
1978
TIROS NA BROADWAY
Bullets Over Broadway
1994
MEMÓRIAS
Stardust Memories
1980
BROADWAY DENNY ROSE
1984
TODOS DIZEM EU TE AMO
Everyone Says I Love You
1996
DORMINHOCO
Sleeper
1973
O ESCORPIÃO DE JADE
The Curse of the Jade Scorpion
2001
OPINIÃO DO JURADO
Sobre Dorminhoco:
Dorminhoco não peca por excessos, nem por falta. É um excelente relato cômico em medida certa sobre adaptação (ou não) às máquinas, à era robotizada – um libelo do diretor contra a tecnologia, com que não lida nada bem. O filme foi um grande sucesso de público, e obteve nos Estados Unidos, US$18 milhões, apenas na semana após o lançamento, em 17 de dezembro de 1973. Dorminhoco é um marco, tanto estético quanto conceitual na carreira de Woody Allen.
* Filme já analisado no CINEBULIÇÃO. Para ler o texto completo clique AQUI.
Luiz Santiago
21º Lugar (30 pontos)
SETEMBRO
September
1987
22º Lugar (29 pontos)
A OUTRA
Another Woman
1988
23º Lugar (25 pontos)
UM ASSALTANTE BEM TRAPALHÃO
Take The Money And Run