7 de jul de 2011

Especial Harry Potter: A geografia da saga



por Luiz Santiago


     Do primeiro ao último livro, uma grandiosa quantidade de lugares, paisagens, continentes, etc., são citados pela autora. Nos filmes, somos apresentados apenas a algumas dessas formações naturais terrestres, de modo que não trazem a real dimensão de como a geografia está posta na saga Harry Potter. Através de um mapeamento, farei uma exposição e descrição dos principais lugares descritos na série. Uso referências contidas nos filmes, nos livros da saga, nos Contos de Beedle, o Bardo, Animais Fantásticos e Onde Habitam e em Quadribol Através dos Séculos. É importante frisar que não se encontram TODOS os lugares, tarefa dificílima de se empreender. Dito isto, vamos caminhar pelo mundo descrito por J.K Rowling! Boa leitura a todos.


BREJO

Os brejos caracterizam-se pela pouca inclinação do terreno, impedindo o escoamento da água. O solo impermeável desse tipo de ecossistema impede a infiltração da água, gerando vastas extensões alagadas. Segundo o Chapéu Seletor, o fundador da Sonserina, Salazar Slytherin, veio de uma região de brejos.


CANADÁ (América do Norte)

Sede dos três times de quadribol mais bem treinados do mundo, o Meteoritos Queixada-de-alce; Martelos de Haileybury e Tropas de Assalto de Stonewall.


CHARNECA

No Brasil, está ligada a um tipo de terreno pantanoso, mas ao redor do mundo tem outro significado; trata-se de um terreno pedregoso, poco fértil e com pouca vegetação. Segundo o Chapéu Seletor, o fundador da Grifinória, Godrico Gryffindor veio de uma região com essa característica.


DESERTO DO SAARA

O maior deserto do mundo aparece em Quadribol Através dos Séculos, livro lido por Harry em A Pedra Filosofal. O episódio contado é que foi neste deserto que apareceram os árbitros de uma das Copas, depois de ficarem meses desaparecidos.



FLORESTA AMAZÔNICA

A cobra Boa Constrictor que Harry liberta em sua visita ao zoológico no aniversário de Duda em A Pedra Filosofal, apesar de ter sido criada em cativeiro, é originária do Brasil, portanto, da Floresta Amazônica, o lugar de grande incidência desse animal, na América do Sul.


FLORESTA DO DEÃO

Uma região próxima ao País de Gales (UK). Nessa floresta, Hermione acampou com os pais e se abrigou com Harry quando buscavam as Horcruxes.


FLORESTA NEGRA

Citada em O Cálice de Fogo, quando os WeasleyHarry e Hermione caminham para a chave do portal, rumo à Copa do Mundo de Quadribol. Os vampiros e os elfos-da-Bavária também são naturais dessa floresta.


FLORESTA PROIBIDA

Encontra-se em torno de Hogwarts e é absolutamente proibida aos alunos exceto em caso de detenção ou das aulas de Trato das Criaturas Mágicas. A floresta abriga uma grande variedade de seres e é escura, com vegetação muito densa.



MAR DO NORTE

Mar onde uma de suas pequenas ilhas abriga a Fortaleza de Azkaban, a prisão dos bruxos.


PERU (América do Sul)

O melhor país da América do Sul em quadribol, sede do famoso time Tarapoto. O país também é o habitat natural do Dragão Dente-de-víbora, além de ser produtor do pó escurecedor instantâneo, mercadoria muito importada pela loja Gemialidades Weasley.


PLANÍCIES

Segundo o Chapéu Seletor, Helga Hufflepuff, fundadora da Lufa-Lufa, vem de uma região de planícies.


TANZÂNIA (África)

País de origem do time de quadribol Raios de Sol de Sumbawanga, famoso pela sua formação em loop.


UGANDA (África)

O melhor país africano em quadribol, da atualidade. Também é a sede do time Presunçosos de Patonga, o mais notável do país.


VALES

Segundo o Chapéu Seletor, Rowena Ravenclaw, fundadora da Cornival, vem de uma região de vales.

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger