por Luiz Santiago
Aos leitores
Caros leitores, esse Veredicto nº1 é o resultado de quase um mês de conversas, centenas de e-mails enviados, discussões em Fórum e expectativas em torno do nosso tema elegível para fevereiro: Primeiros Filmes (1895 - 1919). O Júri de Cinéfilos do Cinebulição foi reunido para votar e indicar temas e realizadores do cinema, e eis aqui o produto de nosso primeiro trabalho. Esperamos que gostem do resultado.
Aos jurados
Agradeço imensamente a vocês, que pesquisaram e assistiram a alguns filmes ainda não vistos para serem mais justos na votação da lista desse mês. Muitos de vocês descobriram filmes e diretores, assim como eu, através das indicações extras. É para isso que serve o Júri, para que bons cinéfilos, aqueles que trazem a pesquisa e a busca do “novo no cinema” possam ter instigadas suas dúvidas e cinefilia. Obrigado pela colaboração de todos e pela paciência. Esse Veredicto nº1 não seria possível sem vocês.
Sobre a publicação
O modelo de publicação que eu segui foi o de classificação básica. Como a quantidade de indicados foi enorme e o número de listas recebidas também, fica impossível disponibilizar o voto individual de cada um, por isso disponibilizo os créditos a todo o Júri eleitor, que os leitores podem conferir clicando AQUI. Outra medida que tomei para a publicação da lista além dos 10 classificados oficiais, foi fixar a seguinte condição para um indicado entrar na versão final: ter pelo menos 2 votos e chegar a pelo menos 10 pontos. Os filmes com apenas uma indicação e com pontuação inferior a 10, por motivos óbvios, não entraram para a classificação final.
LEIA A NOSSA ENTREVISTA DO MÊS: Entrevista #1
O VEREDICTO
1º Lugar (259 pontos)
O GABINETE DO DOUTOR CALIGARI
Das Kabinett des Doktor Caligari
Robert Wiene, 1919
2º Lugar (216 pontos)
VIAGEM À LUA
Le Voyage dans la Lune
Georges Méliès, 1902
3º Lugar (183 pontos)
O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO
The Birth of a Nation
D.W. Griffith, 1915
4º Lugar (181 pontos)
INTOLERÂNCIA
Intolerance
D.W. Griffith, 1916
5º Lugar (164 pontos)
LÍRIO PARTIDO
Broken Blossoms
D.W. Griffith, 1919
6º Lugar (159 pontos)
O GRANDE ROUBO DO TREM
The Great Train Robbery
Edwin S. Porter, 1903
7º Lugar (156 pontos)
VIDA DE CACHORRO
A Dog's Life
Charles Chaplin, 1918
8º Lugar (137 pontos)
A CHEGADA DO TREM À ESTAÇÃO
L'arrivée d'un train à la Ciotat
Louis e Auguste Lumière, 1895
9º Lugar (112 pontos)
OS VAMPIROS
Les Vampires
Louis Feuillade, 1915
10º Lugar (99 pontos)
CARLITOS NAS TRINCHEIRAS
Shoulder Arms
Charles Chaplin, 1918
OPINIÃO DOS JURADOS
Sobre Lírio Partido: Há algo profundamente tocante no olhar perdido de Lilian Gish, superlativa como nunca, sentada no chão, consciente da sua própria mortalidade à medida que os passos secos do seu brutal pai avançam na sua direção. Em Broken Blossoms D.W. Griffith afastou-se do espirito megalômano que imperou no inicio da sua obra e filmou o filme que marcaria o tom do cinema dramático de Hollywood para a posteridade. Uma bela história, grandes performances individuais, uma mise en scéne cuidada ao detalhe e um final dramático capaz de raptar para sempre o coração da audiência. Com Broken Blossoms o cinema moderno americano pode finalmente começar!
Miguel Lourenço Pereira
Sobre A Chegada do Trem à Estação: A Chegada do Trem à Estação é um mini filme, simples e nos dias de hoje poderia ser feito por qualquer criança. Hoje, mas não em 1895. O cinema engatinhava, aliás, estava germinando nas traquitanas dos engenheiros Lumière. Quem ama cinema ama esse filme. Ama porque a partir dessa chegada do trem, criou-se uma paixão, uma arte e uma vida para muitos
Vitor Stefano
Sobre Os Vampiros: Difícil é encontrar quem não se encante terminantemente por esta aula imortal de Cinema ministrada pelo pioneiro Louis Feuillade! Cada segundo das quase 7 horas deste brilhante filme é permeado de humor, de crítica social, de poesia, de primor técnico, de surpresas, de vanguarda, de tudo o que se possa esperar de qualquer produto cultural que mereça o estatuto de “arte”. Sem contar que temos Musidora roubando as cenas, roubando os objetos, roubando dinheiro, roubando identidades, roubando até mesmo a sua própria vida numa trajetória personalística icônica, num dos filmes mais geniais e ousadamente perfeitos de toda a História do Cinema. Por que eu gostei deste filme? Na mais tímida e imediatista das hipóteses responsivas possíveis, ouso dizer: porque o vi (em todos os sentidos imagináveis para o termo)!
Wesley PC>
11º Lugar (97 pontos)
O MARAVILHOSO MÁGICO DE OZ
The Wonderful Wizard of Oz
Otis Turner
1910
12º Lugar (84 pontos)
INFERNO
L'Inferno
Francesco Bertolini, Adolfo Padovan, Giuseppe de Liguoro
1910
13º Lugar (70 pontos)
DREAM OF A RAREBIT FIEND
Edwin S. Porter
1906
14º Lugar (55 pontos)
AS ARANHAS
Die Spinnen
Fritz Lang
1919
15º Lugar (49 pontos)
EU ACUSO!
J'Accuse!
Abel Gance
1919
16º Lugar (47 pontos)
MADAME DUBARRY
Ernst Lubitsch
1919
17º Lugar (45 pontos)
CORRIDA DE AUTOMÓVEIS PARA MENINOS
Kid Auto Races At Venice
Henry Lehrman
1914
18º Lugar (38 pontos)
O FORA-DA-LEI E SUA MULHER / OS PROSCRITOS
Berg -Ejvind Och Hans Hustru
Victor Sjöström
1917
19º Lugar (37 pontos)
CABIRIA
Giovanni Pastrone
1914
20º Lugar (33 pontos)
MARIDOS CEGOS
Blind Husbands
Erich von Stroheim
1918
OPINIÃO DO JURADO
Sobre O Maravilhoso Mágico de Oz: Para quem está acostumado com a versão da MGM, de 1939, certamente vai estranhar uma série de coisas que fazem o filme de Otis Turner ser mais engraçado do que pretendia. Essa pequena adaptação do livro de L. Frank Baum conta com toda a mágica do cinema do início do século. A falta de recursos técnicos avançados não impediu que fossem feitas cenas como as do ciclone, ou das bruxas e outros seres flutuando na tela. Algumas sequências são inteiramente cômicas, e o curta tem ainda duas coreografias bem encantadoras. Essa pequena obra de Otis Turner é um desfile de esmero de produção artística, e uma ótima oportunidade para se conhecer outro Mágico de Oz, além do popular, e não menos genial criado por Victor Fleming.
* Filme já analisado no CINEBULIÇÃO. Para ler o texto completo clique AQUI.
Luiz Santiago
Sobre Dream of a Rarebit Fiend: Três sequências do curta merecem ainda ser comentadas. A primeira é quando vemos surgir, acima da cabeça da personagem principal, uma grande panela, e dela, sair três diabinhos que “batem” na cabeça da personagem, que faz caretas de dor o tempo inteiro. A segunda é quando vemos a cama girar violentamente no quarto, uma indicação das “perturbações alcoólicas e digestivas” do protagonista. A terceira é quando a própria cama “pula” pela janela e sobrevoa a cidade. Dream of a rarebit fiend é um incrível exemplar da engenhosidade técnica dos primeiros cineastas americanos, e um cômico exercício feito por quem entendia e ajudava a inventar o cinema.
* Filme já analisado no CINEBULIÇÃO. Para ler o texto completo clique AQUI.
Luiz Santiago
O PROJETO DO ENGENHEIRO PRAIT
Proekt Inzhenera Prayta
Lev Kuleshov
1918
FRANKENSTEIN
J. Searle Dawley
1910
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Alice in Wonderland
Cecil M. Hepworth e Percy Stow
1903
RAPSÓDIA SATÂNICA
Satan's Rhapsody
Nino Oxilia
1915
HARAKIRI
Fritz Lang
1915
FIM DO VEREDICTO Nº1
Próximo Veredicto: Março/2011
Lista temática: Westerns
Lista de Diretores: Ingmar Bergman
Data de Publicação: 20/03/2011
Realização: Júri de Cinéfilos do Cinebulição