4 de set. de 2011

Aelita, a Rainha de Marte



por Luiz Santiago



     Aelita é um dos filmes do primeiro cinema soviético mais fracos e "estranhos" que eu já vi. O diretor Yakov Protazanov seguiu a linha o realismo socialista para contar sua história (uma adaptação da peça de Aleksei Tolstói - não confundir com Liev Tolstói), e temos um filme que conta a história de um engenheiro na Moscou revolucionária, que constrói um foguete e vai para Marte, planeta controlado pela Rainha Aelita. 

     O governo de Aelita é uma monarquia absolutista. Os marcianos sofrem a opressão (tal qual os russos à época do czar Nicolau II) mas não fazem nada para mudar a situação política ou social em que vivem, até que a tal nave soviética chega ao planeta e tenta implantar a Revolução Socialista. Nesse ponto, o diretor segue uma narrativa paralela: a Revolução em Marte e a Revolução na Terra. 

     Por incrível que pareça, os novos ventos políticos dão mais certo em Marte que em nosso planeta. Alguém poderia fazer uma leitura do funcionamento da Revolução, mas eu vejo o enredo do filme apenas como um péssimo enredo, nada mais, nada menos. 

    Exceto por umas poucas sequências de muito bom gosto estético e cenografia bem desenhadas, o filme é risível. Os figurinos da Rainha Aelita são dignos de uma estranha rainha marciana, tal a horrenda caracterização planejada pela figurinista Alexandra Exter. A interpretação afetada dos atores (influência clara da FEKS) e a ideia da ficção científica aliada ao socialismo não funcionaram muito bem. Esse é talvez o pior filme da fase áurea do Cinema Revolucionário Soviético, mas recomendo aos cinéfilos curiosos, à guisa de ter contato com uma estranheza sem par sobre o tema.


AELITA, A RAINHA E MARTE (Aelita, URSS, 1924)
Direção: Yakov Protazanov
Elenco: Yulia Solntseva, Igor Ilinski, Nikolai Tsereteli, Nikolai Batalov, Vera Orlova, Valentina Kuindzhi, Pavel Pol, Konstantin Eggert, Yuri Zavadski, Aleksandra Peregonets, Sofia Levitina



FILME REGULAR. ASSISTA SE TIVER TEMPO.


Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger