30 de mai. de 2011

Assassinato no Orient Express



por Antonio Nahud Júnior



     Baseado num dos mais populares romances policiais da britânica Agatha Christie, Assassinato no Expresso Oriente é uma superprodução que impressiona principalmente pela sofisticação e elenco all-star, onde se destacam Ingrid Bergman (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante), Lauren Bacall, Wendy Hiller, John Gielgud, Vanessa Redgrave e Albert Finney (que capricha nos trejeitos do inteligentíssimo detetive belga). Realizado pelo cineasta norte-americano recentemente falecido, Sidney Lumet, este filme britânico parte de um enxuto e inteligente roteiro, assinado por Paul Dehn, para manter o clima de mistério típico da famosa autora. Com excelente fotografia, magnífica trilha sonora e figurino belíssimo, apresenta uma das cenas clássicas da história do cinema: a chegada dos personagens na estação de trem, prontos para a viagem fatal, numa apresentação de impacto.

     No Orient Express um passageiro é morto e Hercule Poirot, o famoso detetive que embarcou por acaso, considera que todos os 12 passageiros são suspeitos, pois todos tinham motivos para matar a vítima (o antigo astro de policiais, Richard Widmark), que tinha sequestrado e matado uma menina, já que os suspeitos de alguma forma tinham alguma conexão com a criança morta. Mesmo com um argumento com alma britânica, Lumet conseguiu dar a volta por cima, num efeito impressionante: não abandonou suas características como diretor – focando nos atores e na complexidade de cada personagem – e, ao mesmo tempo, foi bastante fiel à obra original. Acostumado ao desafio do confinamento de personagens (vide 12 Homens e uma Sentença), Lumet não se perde em momento algum ao manter quase toda a ação de seu filme dentro do Orient Express. O diretor inclusive utiliza a noção de espaços fechados e das pequenas cabines do trem para passar uma ideia claustrofóbica do lugar, dizendo ao espectador que se o assassino continua dentro do trem, não existe forma de escapar.

Elenco de Assassinato no Expresso Oriente (1974), com Sidney Lumet à frente.

     Ao lado de Testemunha de Acusação, de Billy Wilder, é a melhor versão cinematográfica já realizada sob material assinado pela criadora de Hercule Poirot. Agatha Christie assistiu à estreia do filme em novembro de 1974, aos 84 anos, e depois declarou que era sua adaptação favorita. Ainda prefiro a obra de Wilder, mas não nego que esse é um filme cativante, que não envelheceu com o passar o tempo e prende a plateia do início ao fim.


* Esse filme ocupa o 7º Lugar no Veredcito nº 4: Sidney Lumet


ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE (Murder on the Orient Express, UK, 1974).
Direção: Sidney Lumet
Elenco: Albert Finney, Lauren Bacall, Martin Balsam, Ingrid Bergman, Jacqueline Bisset, Jean-Pierre Cassel, Sean Connery, John Gielgud, Anthony Perkins, Vanessa Redgrave

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger