29 de out. de 2011

Projeto Nim (Project Nim)




por Luiz Santiago

     Um projeto científico da década de 1970 chamou a atenção do mundo. A proposta dos biólogos, psicanalistas, linguistas e outros envolvidos, era a de criar um chipanzé como se fosse um bebê humano, e ensiná-lo uma complexa linguagem de sinais. Assim nasceu o o projeto que mudaria para sempre a vida de Nim, um chipanzé que foi retirado de sua mãe ainda quando bebê, e que passou por diversos estágios de aprendizado de uma linguagem de sinais, morando inicialmente na casa de uma das envolvidas no projeto e depois sendo transferido para diversas outras instituições. A película de James Marsh acompanha a vida de Nim, do nascimento à morte. O documentário é um dos mais emocionantes da 35ª Mostra SP, e não foi apenas uma pessoa que vi chorar ao final da sessão.

     O embate Cultura x Biologia estava em alta. Nos anos 1970, a tentativa de compreender o processo de apreensão cultural e moldagem do ser e caráter social humanos foi levado à Universidade Columbia por um professor que tinha uma tese interessante sobre a possibilidade da um animal adquirir características de comunicação inteligente, através de sinais. É nesse mundo que o recém-nascido Nim é inserido, como objeto de um estudo científico.


     Em uma forma interessante, vemos apresentados os professores do chipanzé, seus traumas, as mudanças em suas vidas a partir do projeto, e os que sofreram ataques quase mortais do símio que já adquiria uma força da qual não tinha noção. O documentário alcança o patamar de um drama, pois a história de Nim tem todos os ingredientes para um drama familiar. Entre alegria, companheirismo, sofrimento e abandono, assistimos a uma vida modificada “pelo bem da ciência”, e como os cientistas envolvidos tiveram suas vidas modificadas pelo objeto de estudo. Projeto Nim é um documentário sensível e marcante. A natureza humana e a natureza animal se confundem, e a conclusão a que chegamos ao final do filme, nos pega de surpresa. Quem é o selvagem em toda essa história? A resposta, está em cada espectador.


* Filme visto na 35ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo


PROJETO NIM (Project Nim, UK, 2011).
Direção: James Marsh
Duração: 1h30min


FILME MUITO BOM. FORTEMENTE RECOMENDADO.

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger