23 de jul. de 2010

Uma Lição de Amor



por Luiz Santiago


Essa comédia poderia ter sido uma tragédia. Mas ela acabou bem. Nem o autor nem os atores são os professores dessa lição, mas a própria vida com suas reviravoltas e mudanças absurdas. Podem assitir a essa lição de amor com um sorriso indulgente por ela ser elementar e por vocês terem há muito tempo passado por essa fase. Não passaram?

O Narrador


   Quando se fala em comédia romântica, alguns nomes, tanto de atores quanto diretores, podem assomar à mente dos bons cinéfilos, mas, certamente, a última pessoa a quem alguém associaria esse tipo de filme é a Ingmar Bergman, que, por incrível que pareça, dirigiu algumas.

   Nos anos 1950, Bergman inflava o seu estilo cinematográfico pessoal com todo o tipo de gênero e filme, estabelecendo muito do que seria ou faria parte de seus enredos nos anos seguintes. Um dos elementos adquiridos nesse período foi a tendência neo-romântica que passou por profundas alterações em sua filmografia, e cujo último suspiro, já com nova dimensão expressiva, foi O olho do diabo (1960).

   As comédias de Bergman fazem a ligação das angústias pessoais não declaradas às turbulentas relações das personagens, mostradas com enorme poesia. São episódios teatrais baseados nas imprevisíveis relações humanas, e que perpassam com diferentes intensidades todos os anseios, aspirações e obstáculos que rondam os protagonistas, sem nunca perdê-los de vista. Assim é Uma lição de amor (1954), adorável comédia romântica escrita e dirigida pelo mestre sueco.


   “Uma comédia para adultos”, diz os créditos iniciais, sobrepostos a um fotograma de uma caixinha de música. Um narrador off faz uma apresentação irônica, que reproduzi como epígrafe deste texto. Através dela, podemos ver uma alusão à possibilidade do filme ir em outra direção: “poderia ser uma tragédia. Mas acabou bem.”. Ironicamente, ao fim da narração, um relâmpago corta a tela e nos deparamos com o primeiro plano de um rosto feminino.

   Bergman trabalha com diversas possibilidades e com o desejo da conquista, fazendo de Uma lição de amor, um filme lúdico: as personagens estão o tempo inteiro jogando umas com as outras, seja “atuando” seus sentimentos, seja fazendo o jogo do flerte ou da libido, com direito a apostas e trapaças. A narrativa que penetra os jogos de conquista é composta por diálogos tão engraçados quanto cruéis. No âmago do jogo da sedução e representação (em um genial uso da narrativa, o diretor também joga com o espectador, colocando marido e mulher em um mesmo vagão de trem como se fossem estranhos, só revelando suas verdadeiras identidades muito tempo depois), a verdade aflora, vocifera com mágoa e rancor pelas atitudes de uma parte do par para com a outra.



   A infidelidade mútua é o plano de fundo dos acontecimentos que levaram o casamento de David e Marianne a uma grande crise, e é a partir desse ponto que se desenvolve Uma lição de amor. O filme começa com David, que é ginecologista, rompendo um caso com uma paciente que não hesita em lhe falar duras verdades. A partir de então, David tenta reconquistar sua esposa Marianne, que segue para Copenhague a fim de encontrar o antigo noivo (lembra Quadrilha, de Drummond). A sequência do encontro desse triângulo amoroso é uma insuperável sucessão de situações burlescas que termina com um cupido entrando com seu arco e flecha no quarto do hotel onde David preparou uma romântica recepção para a esposa. Ao entrar no quarto, o pequeno Eros muda a placa de NÃO PERTURBE para SILÊNCIO! UMA LIÇÃO DE AMOR. E a aula chega ao fim.

   O filme transcorre entre criativos flashbacks, integrados ao momento corrente de uma forma tão sutil que chega a desnortear o espectador, tal é a leveza das transições que jamais quebram ou desaceleram o ritmo em andamento. A fotografia de Martin Bodin constrói com simplicidade mas com firme vigor o passado e o presente, que se integram e “acontecem” em um ritmo tão perfeito, que os 96 minutos do filme parecem passar dez vezes mais rápido, resultado da escrupulosa direção de Bergman e da pontual e precisa edição de Oscar Rosander, que imprime o tempo (Tarkóvski) da maneira mais suave possível, cortando todo o “espaço morto” e deixando na tela apenas o necessário, uma das mais perfeitas execuções do tempo cinematográfico.

   O casal vivido pelos magníficos atores Eva Dahlbeck e Gunnar Björnstrand aprendem uma lição de amor que os fazem superar o passado, apesar de sua memória. O elenco ainda conta com Harriet Andersson e Ake Grönberg (juntos em Noites de Circo, 1953) e uma pequena aparição de Bergman, como o homem lendo o jornal no trem.


   Uma lição de amor é um filme sobre os relacionamentos, sentimentos, e o amor e seus percalços. Decididamente, uma comédia para adultos.


UMA LIÇÃO DE AMOR (En lektion i karlek, Suécia, 1954) 
Direção: Ingmar Bergman. 
Elenco Principal: Eva Dahlbeck, Gunnar Björnstrand, Yvonne Lombard, Harriet Andersson, Åke Grönberg, Olof Winnerstrand, Birgitte Reimer, John Elfström, Renée Björling, Dagmar Ebbesen, Sigge Fürst, Georg Adelly. 


FILME MUITO BOM. FORTEMENTE RECOMENDADO.

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger