10 de set. de 2011

Veredicto Nº8: Film Noir



INTRODUÇÃO

por Antonio Nahud Júnior


     Retratando com realismo um mundo cínico, o FILM NOIR apareceu no começo da década de 1940 e ainda hoje gera discussão sobre se é um gênero, como o drama ou a comédia, ou um movimento, como foi o Cinema Novo ou a Nouvelle Vague. O termo veio do francês "filme negro", atribuído pela primeira vez pelo crítico Nino Frank, em 1946. Suas principais influências vieram do Expressionismo Alemão e da escola de ficção policial, que abrange escritores notáveis como Dashiell Hammett, Raymond Chandler, James M. Cain e David Goodis, popularizados em revistas baratas como “Black Mask”.

     As décadas de 1940 e 1950 foram o período clássico do FILM NOIR. Alguns historiadores consideram “O Falco Maltês” (1941) como o primeiro noir genuíno. “A Marca da Maldade” (1958), de Orson Welles, é comumente citado como o último deste período. Em sua maioria produções de baixo orçamento, sem atores de grande porte e alguns diretores e roteiristas perseguidos pelas políticas dos tempos da guerra fria, ficaram conhecidos por argumentos inteligentes e austeros permeados por niilismo, desconfiança e paranóia, em ambientes urbanos, utilizando-se de técnicas como narração confessional ou movimentos de câmera com o ponto-de-vista do herói. A história sempre gira em torno de uma mulher de virtudes questionáveis, a femme fatale bela, fria e calculista.

     O crime é um elemento que permeia o gênero, geralmente marcado ciúme, corrupção e ambiguidade moral. Os personagens desesperados, num universo desapiedado, podem aderir a determinado objetivo moral, mas sempre apresentam um comportamento do tipo "o fim justifica os meios". Por exemplo, no filme “O Estranho” (1946), o detetive está tão obcecado em investigar um criminoso nazista que coloca a vida de outras pessoas em risco para alcançar o seu objetivo.

     Alguns diretores associados ao FILM NOIR: Otto Preminger, Robert Siodmak, Jules Dassin, Edward Dmytryk, John Farrow, John Huston, Fritz Lang, Joseph H. Lewis, Anthony Mann, Nicholas Ray, Orson Welles, Billy Wilder, Edgar G. Ulmer e Robert Wise. E os atores: Robert Mitchum, Burt Lancaster, Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Yvonne De Carlo, Claire Trevor, Glenn Ford, Gloria Grahame, Gene Tierney, James Cagney, Virginia Mayo, Dana Andrews, Richard Conte, Barbara Stanwyck, John Garfield, Dick Powell, Lawrence Tierney, Ella Raines, Audrey Totter etc.


O VEREDICTO



1º Lugar (116 pontos)

O FALCÃO MALTÊS - Relíquia Macabra



2º Lugar (110 pontos)

A MARCA DA MALDADE



3º Lugar (107 pontos)

PACTO DE SANGUE



4º Lugar (103 pontos)

A DAMA DE CHANGAI



5º Lugar (98 pontos)

LAURA



6º Lugar (95 pontos)

PACTO SINISTRO



7º Lugar (80 pontos)

CREPÚSCULO DOS DEUSES



8º Lugar (77 pontos)

O SEGREDO DAS JOIAS



9º Lugar (75 pontos)

CHINATOWN



10º Lugar (71 pontos)

INTERLÚDIO




REALIZAÇÃO: JÚRI DE CINÉFILOS DO CINEBULIÇÃO

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger