por Luiz Santiago
Apresentação
Ingmar Bergman, um dos maiores cineastas que o cinema já conheceu, é um dos temas desse nosso Veredicto nº2. O cineasta era filho de pastor, mas seus filmes traziam a angústia de um mundo sem Deus, e estranhamente, uma gama de simbolismos religiosos. A psicologia e temáticas visuais como a água, as cores, frutos, flores, rituais e artes se tornavam parte do enigma de Bergman. Do teatro para o cinema, o diretor mostrou-se um exímio condutor de atores, e ficou famoso pelo trabalho que realizou com a ajuda de seu fotógrafo preferido, o também sueco Sven Nykvist. É com muito prazer que apresento agora o resultado da votação de seus filmes pelo nosso Júri de Cinéfilos.
O Veredicto em números
I - Para essa lista foram indicados um total de 42 filmes.
II - O Sétimo Selo foi o único filme que apareceu em todas as listas e o que recebeu o maior número de notas máximas.
III - Os únicos filmes indicados com menos de dez pontos foram No Limiar da Vida (8 pontos) e Para Não falar de Todas Essas Mulheres (1 ponto).
IV - Sonata de Outono e Morangos Silvestres foram os filmes que mais tiveram diferenças de pontuações, ambos recebendo diversas notas entre 10 e 1.
O VEREDICTO
1º Lugar (228 pontos)
O SÉTIMO SELO
Det Sjunde Inseglet
1957
2º Lugar (222 pontos)
GRITOS E SUSSURROS
Viskningar Och Rop
1972
3º Lugar (210 pontos)
PERSONA
1966
4º Lugar (206 pontos)
MORANGOS SILVESTRES
Smultronstället
1957
5º Lugar (151 pontos)
FANNY & ALEXANDER
Fanny och Alexander
1982
6º Lugar (114 pontos)
ATRAVÉS DE UM ESPELHO
Såsom i en Spegel
1961
7º Lugar (100 pontos)
A HORA DO LOBO
Vargtimmen
1968
8º Lugar (92 pontos)
O SILÊNCIO
Tystnaden
1963
9º Lugar (89 pontos)
CENAS DE UM CASAMENTO
Scener Ur Ett Äktenskap
1973
10º Lugar (88 pontos)
A FONTE DA DONZELA
Jungfrukällan
1960
OPINIÃO DOS JURADOS
Sobre a obra de Bergman: ...é o maior de todos. Começou muito bem e finalizou sua carreira com o mesmo talento de sempre. Realmente é muito difícil selecionar dez filmes seus e, mais complicado ainda, escolher o melhor de todos. Como valorizo o trabalho de ator, aprecio principalmente os seus filmes protagonizados por Harriett Andersson, Max Von Sydow e Ingrid Thulin. Possivelmente por não simpatizar com o tipo insinuante de Bibi Andersson e a pieguice de Liv Ullmann, que cheguei a entrevistar na Espanha, não tenha colocado “Persona” no topo da lista.
Antonio Nahud Júnior
Sobre Morangos Silvestres: O primeiro Bargman a gente nunca esquece, e também não poderia ser diferente. Bergman muda a nossa concepção de cinema e consequentemente de vida. Durante muitos anos tive medo do nome Ingmar Bergman, achava que seria um tipo de filme que eu não conseguiria gostar, ou que seria algo muito fora do que eu estava acostumado.
Quando assisti Morangos Silvestres mudei minha ideia de cinema, minha visão sobre a sétima arte se expandiu, pude entender que o cinema vai muito além da mera diversão.
Bergman constrói uma história que se aprofunda de forma doce, poética e simples do que é envelhecer, ter experiência, conhecimento e virtudes para avaliar aquilo que foi importante, aquilo que foi necessário e, principalmente usar isso para ajudar os mais jovens.
Quando assisti Morangos Silvestres mudei minha ideia de cinema, minha visão sobre a sétima arte se expandiu, pude entender que o cinema vai muito além da mera diversão.
Bergman constrói uma história que se aprofunda de forma doce, poética e simples do que é envelhecer, ter experiência, conhecimento e virtudes para avaliar aquilo que foi importante, aquilo que foi necessário e, principalmente usar isso para ajudar os mais jovens.
Viajamos pelos sonhos de Isak Borg, nos apaixonamos por suas histórias, e nos encantamos com a belíssima atuação de Victor Sjöström. Pode-se entender Morangos Silvestres, como um momento de reflexão, como uma meta alcançada. Triste ou alegre está tudo ali, para que Isak possa compreender seus valiosos anos. As simbologias são presentes na obra toda, mas mesmo que você não consiga sacar tudo que o filme quer passar, vale assistir, pois Morangos Silvestres é simples e acessível para aqueles que querem dar uma chance ao cinema magnífico, e perfeito do maior cineasta de todos os tempos, Ingmar Bargman.
Marcos Wainstein
11º Lugar (87 pontos)
SONATA DE OUTONO
Höstsonaten
1978
12º Lugar (62 pontos)
O OVO DA SERPENTE
The Serpent's Egg
1977
VERGONHA
Skammen
1968
14º Lugar (51 pontos)
SORRISOS DE UMA NOITE DE AMOR
Sommarnattens Leende
1955
15º Lugar (49 pontos)
LUZ DE INVERNO
Nattvardsgästerna
1963
16º Lugar (44 pontos)
DA VIDA DAS MARIONETES
Aus Dem Leben der Marionetten
1980
17º Lugar (38 pontos)
NOITES DE CIRCO
Gycklarnas Afton
1953
18º Lugar (37 pontos)
MONIKA E O DESEJO
Sommaren med Monika
1953
19º Lugar (33 pontos)
SARABAND
2003
20º Lugar (29 pontos)
O ROSTO
Ansiktet
1958
OPINIÃO DO JURADO
Sobre Sonata de Outono: ...um profundo estudo sobre as delicadas relações familiares, o que, aliás, ele sempre fez em seus filmes, mas na maioria das vezes entre casais com problemas matrimonias e aqui entre mãe e filha.
* Filme já analisado no CINEBULIÇÃO. Para ler o texto completo clique AQUI.
Gilberto Carlos
Sobre O Ovo da Serpente: O cineasta sueco escreveu o roteiro sob meticulosa pesquisa histórica, e nele, retratou com muita fidelidade os primeiros passos de uma sociedade que já dividida, desembocaria nas mãos do nacional-socialismo a partir de 1933.
* Filme já analisado no CINEBULIÇÃO. Para ler o texto completo clique AQUI.
Luiz Santiago
21º Lugar (27 pontos)
FACE A FACE
Ansikte Mot Ansikte
1976
22º Lugar (25 pontos)
O OLHO DO DIABO
Djävulens Öga
1960
23º Lugar (23 pontos)
CRISE
Kris
1946
24º Lugar (21 pontos)
A FLAUTA MÁGICA
Trollflöjten
1975
25º Lugar (20 pontos)
O RITO
Riten
1969
FIM DO VEREDICTO Nº2
Próximo Veredicto: Abril/2011
Data de Publicação: 30/04/2011
Relização: Júri de Cinéfilos do Cinebulição