27 de jul. de 2011

Falstaff - O toque da meia-noite



por Luiz Santiago


     Com locações na Espanha, Jeanne Moreau no elenco e a junção de episódios das peças Ricardo IIIHenrique IV e As Alegres Senhoras de WindsorFalstaff – o toque da meia noite é um filme deslumbrante, mais uma obra inestimável dirigida por Orson Welles.

     A paixão do diretor pela Espanha e por Shakespeare trouxeram para a tela uma vitalidade tão simples, tão bela, que é impossível não se emocionar. A emoção gerada pelo grande apuro estético, pela angulação e planificação belíssimas, pela atuação do próprio Welles e o toque cômico dado a diversas situações em que aparece. A oposição entre esse mundo de súditos pobres de um reino corrupto e mesquinho trazem-nos não só o núcleo da obra shakespeariana quanto da própria sociedade naquele momento da história. 

     A montagem é uma aula de cinema, rápida, precisa, global, trazendo o máximo de ângulos inspiradores para as sequências, formando uma linha narrativa que está sempre em movimento (externo e interno). A história do filme, narrada em diversas partes (e sendo ela mesma uma junção de diversas histórias), consegue se estruturar e resolver-se  plenamente, além de trabalhar com os temas mais caros à obra de Welles.

     Uma das melhores sequências de batalhas já filmadas no cinema encontra-se nesse filme. A criação do suspense quanto a visão do avanço das tropas junto a uma decupagem de atrações, aumentam a expectativa do espectador, ao passo que a violência da guerra toma conta da narrativa. É um paradoxo ver beleza no horror da guerra, mas este é um sentimento que nos surge em dado momento da batalha. A semelhança com o embate final de Aleksander Nevski é um deleite à parte.



     Orson Welles recria em Falstaff um mundo de cobiça, soberba e traições. Sua atuação no papel principal é lendária. Um filme que todo admirador de Shakespeare, Welles e Idade Média deveria ver.  


FALSTAFF – O TOQUE DA MEIA-NOITE (Campanadas a Medianoche, França, Espanha, Suíça, 1965)
Direção: Orson Welles
Elenco: Orson Welles, Jeanne Moreau, Margaret Rutherford, John Gielgud, Marina Vlady, Walter Chiari, Michael Aldridge, Jeremy Rowe, Fernando Rey.



FILME ÓTIMO. É IMPERDÍVEL ASSISTI-LO!

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger