18 de jan. de 2012

50% (2011)



por Luiz Santiago

          Apesar de ter uma emocionante história de superação e o registro de uma verdadeira amizade, é compreensível que “50%” chegue ao Brasil diretamente nas locadoras e não nos cinemas. O roteiro de Will Reisner é original, baseado em uma história verídica, mas essa mesma história já foi trabalhada à exaustão em outras produções, às quais essa nova película de Jonathan Levine se junta e pouco acrescenta de notável.

          Joseph Gordon Levitt interpreta com competência o jovem enfermo, e ao lado de Anjelica Huston, forma o único par de boa interpretação no longa. As ações dos coadjuvantes e as pequenas tramas da história giram em torno do rapaz, e aí está o princípio dos incômodos narrativos, porque, ao passo que o câncer avança e Adam muda seu comportamento, essas traminhas insossas se dissolvem no ar com um vergonhoso ponto de interrogação. A única história bem desenvolvida nessa categoria é a do namoro do rapaz.

          É inquestionável que o filme marque passo na trilha da emoção. Assim foi em Inquietos (2011) e The Music Never Stopped (2011), dois filmes cujos protagonistas enfrentavam ou tinham estreito contato com a morte. Mas no caso de “50%”, parece que nem o diretor conseguiu levar o filme a sério, há um quê de incompletude no desenvolvimento da história que pode não incomodar muita gente, mas a mim incomodou.

          Porém nem tudo é trevas. A despeito da terrível personagem de Seth Rogen (também produtor do longa), cuja única motivação dramática é a reciclagem do lixo sexual que o ator interpreta em alguns filmes, o espectador pode encontrar em “50%” uma boa música, uma boa motivação para encarar uma realidade da vida, mais um louvor ao Carpe Diem, e mostras da síndrome do desapego e individualismo típicos de nosso tempo. Como se vê, há ingredientes de sobra para conquistar corações e usar do afã dessa conquista para encobrir as imperfeições que desfilam na tela. Bem ou mal, o longa consegue fazer jus ao título até em sua qualidade.


50% (50 / 50, EUA, 2011).
Direção: Jonathan Levine
Roteiro: Will Reiser
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Seth Rogen, Anna Kendrick, Bryce Dallas Howard, Anjelica Huston, Serge Houde, Andrew Airlie, Matt Frewer, Philip Baker Hall.
Duração: 1h40min.

FILME REGULAR. ASSISTA SE TIVER TEMPO.


Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger