8 de abr. de 2011

O Pequeno Caos (1966)


por Luiz Santiago


     Aos 21 anos de idade o prolífico Rainer Werner Fassbinder realizaria três curtas-metragens, as primeiras produções de sua curta mas muito produtiva carreira. O Pequeno Caos (1966) é um exemplo simples e interessante situado entre as primeiras realizações desse gigante do Cinema Novo Alemão.

     O filme é a história de um grupo de jovens que não consegue vender suas assinaturas de revistas e precisam desesperadamente de dinheiro. As diversas recusas que recebem dos moradores e a necessidade imperativa de se manter faz com que o trio de personagens parta para um assalto.

     Divido em duas pequenas partes, sendo a segunda, a parte mais importante, O Pequeno Caos é um dos muitos retratos que Fassbinder faria da Alemanha pós-guerra. As indicações dessa situação estão espalhadas por sua filmografia, sendo até o tema principal de muitas obras que se seguiriam. Aqui, o Füher é citado e Wagner é a trilha sonora que acompanha o assalto ao apartamento. Não apenas uma juventude perdida e sem escrúpulos mas toda uma dominação cultural estadunidense pode ser sentida no filme, com diversas brincadeira dos personagens com o inglês e os gêneros cinematográficos hollywoodianos, percebidos especialmente na dinâmica do assalto.


     Mas se há ecos vindos do outro lado do Atlântico, eles não conseguem se propagar por todo espaço do filme. A direção de Fassbinder, embora ainda imatura, não é nada convencional. Não há nenhuma indicação de virtuosismo fotográfico, e mesmo o uso da música é convencional. Mas a planificação e a montagem do filme é algo que chama a atenção. Nessas colunas a história se sustenta e ganha força.

     Ao som de I Can't Control Myself, do The Troggs, a cena final põe fim ao pequeno caos indicado no título. Pelo menos um fim aparente. Nada indica que o grupo não voltará a assaltar, e pelo modo como o plano é executado, há quase uma certeza que sim. O cinema entra aí como um elemento de fuga para essa juventude desregrada e amoral, que imita o gângster americano e vai ao cinema assim que termina de assaltar um apartamento. O Pequeno Caos é uma crônica sobre a delinquência juvenil alemã nos anos 1960, um filme no mínimo interessante. Vale a pena ver.


O PEQUENO CAOS (Das Kleine Chaos, Alemanha, 1966).
Direção: Rainer Werner Fassbinder
Elenco: Christoph Rosser, Marite Greiselis, Greta Rehfeld, Rainer Werner Fassbinder


FILME BOM. RECOMENDAMOS ASSISTIR.

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger