21 de out. de 2011

Uma Carta para Elia




por Luiz Santiago


          Elia Kazan nasceu em Constantinopla, em 1909, quando a Turquia ainda fazia parte do Império Otomano; e morreu em Nova Iorque, em 2003. Sua carreira no cinema começou com um documentário de curta-metragem, e quase uma década depois o diretor realizou o seu primeiro longa, Laços Humanos (1945). Dava-se início a carreira de um dos maiores diretores do cinema.

          A trajetória cinematográfica de Elia Kazan é comentada por Martin Scorsese em seu documentário Uma Carta Para Elia (2010), filme codirigido por Kent Jones. O filme aborda a vinda de Kazan e sua família para a América até a polêmica entrega dos nomes que o diretor fez ao tribunal macarthista pelo qual foi investigado, e os últimos anos reclusos de sua vida, com a laureação tardia de um Oscar Honorário. Scorsese alia as realizações cinematográficas de Kazan à sua vida pessoal, e demonstra o seu amor pelo cinema, especialmente pelo cinema desse diretor, ressaltando a importância que filmes como Uma Rua Chamada PecadoSindicato de Ladrões e Vidas Amargas, teve para a sua própria carreira.

          Uma Carta Para Elia é um documentário muito interessante, sobre um dos maiores cineastas da história do cinema. As principais obras de Elia Kazan são pontualmente comentadas por Scorsese, contextualizadas na vida de seu realizador, e relacionadas com a própria vida e carreira do narrador Scorsese. O que me incomodou na película foi o formato utilizado, aquilo que eu chamo de “documentário de preguiçoso”, mas tenho certeza que há espectadores que não se importam com a forma didática e pouco dialética de alguns documentários. Uma Carta Para Elia vale a sessão, e indico-o para todos aqueles que gostariam de relembrar ou aprender um pouco sobre esse gigante do cinema.


* Filme visto na 35ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo


UMA CARTA PARA ELIA (A Letter to Elia, EUA, 2010).
Direção: Kent Jones e Martin Sccorsese
Entrevistado: Elia Kazan
Narrador: Martin Scorsese


FILME MUITO BOM. FORTEMENTE RECOMENDADO. 



Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger