1 de fev. de 2011

Especial Aleksandr Petrov



Aleksandr Petrov

Prechistoye – Rússia, 17 de Julho de 1957


BIOGRAFIA

     Aleksandr Konstantinovich Petrov é um dos mais respeitados animadores do mundo. Sua rara técnica consiste em pintar a óleo (com os dedos) placas de vidro pastel, e esse “material plástico” transforma-se nos “fotogramas” de suas realistas e românticas animações. Em 1976, depois de formado em Arte, entrou para a principal escola de cinema da Rússia, o Instituto VGIK, onde fez os seus primeiros filmes, aprimorando aos poucos a sua técnica. Em 1989 dirigiu o curta-metragem A Vaca, filme que lhe rendeu muitos prêmios em festivais internacionais e uma indicação ao Oscar.

     Seu filme O Velho e o Mar (1999), adaptação da obra de Ernest Hemingway, é considerada a sua obra-prima, além de ser o maior formato de um filme de animação à época (20 minutos), ou seja, um marco do cinema.

     Como é muito comum em toda região a Leste de Greenwich, os filmes de Petrov estão ligados de alguma forma à natureza. Suas personagens transitam em o mundo onírico e o real, e não raramente uma leve ironia sobre o cotidiano e os eventos da vida podem ser encontrados em suas obras. A abordagem do diretor compreende a percepção ou vivência do indivíduo com as questões internas (medos, desejos, angústias) e externas (as influências e acontecimentos do dia a dia). Uma grande dose de idealização do perfeito pode ser percebida em suas animações, bem como a poesia – dado o rigoroso trabalho “cenográfico” –, as dificuldades e frustrações. O cinema de Petrov está entre a beleza e o amargor da existência humana.


FILMOGRAFIA NO CINEBULIÇÃO: CLIQUE NO FILME DESEJADO







* Adaptações, correções, atualizações e acréscimos por Luiz Santiago, a partir das seguintes fontes:

IMDB
FILMOW
Midiaarte- UFMG

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger