18 de set de 2010

Especial Death Note




por Kaio Otto Woogman

Publicitário e Fotógrafo


     Quando o Luiz me disse que tinha interesse em trazer alguns animes e cartoons para o Cinebulição, e me pediu sugestões, eu não tive dúvidas: "Death Note!", foi a minha resposta. Sou um fã quase irracional dessa série criada por Tsugumi Ohba e Takeshi Obata.

     A história de Raito (ou Light) Ygami, um estudante de 17 anos que encontra um caderno com precisas instruções que afirmam que toda pessoa cujo nome for escrito ali, irá morrer, é retratada de forma impecável por Ohba e Obata, uma parceria quase divina, no mundo dos mangás. A série é composta por 12 volumes, totalizando 108 capítulos. Durante a história, detetives nada convencionais aparecem, além de shinigamis (deuses da morte), reviravoltas de tirar o fôlego e traços nos desenhos e exposição gráficas que são um deleite para os olhos.


A revista japonesa Shonen Jump, publicou semanalmente, de 2004 a 2006, toda a série. No Brasil, a JBC a distribuiu entre 2007 e 2008, lançando em agosto deste último ano, um 13º volume, um off da série, com informações valiosas sobre todo o conteúdo.

     A NTV no Japão, e a ANIMAX no Brasil, exibiram o anime. São 37 episódios inesquecíveis, uma ótima adaptação do mangá, embora crie (o que é normal) algumas modificações que são responsáveis por uma apresentação visual mais chamativa do que a do mangá – sim, foi possível fazê-lo. Os episódios estão divididos entre duas temporadas, tão bem trabalhadas quanto a sequência do mangá.

     Sobre os filmes: são oficialmente dois, com um spin-off, chamado L Change The World. Os outros dois live-action, adaptações da série, são de 2006, dirigidos por Shusuke Kaneko, obras que serão comentadas em textos futuros, por mim e pelo Luiz. Há ainda duas “refilmagens” estadunidenses, mas eu não as vi, e provavelmente estarão de fora desse dossiê, porque fogem da proposta de apresentar o produto original.


     Death Note é um fenômeno, e estou muito feliz de fazer parte desse espaço dedicado à analise ou observações sobre seu conteúdo. Para os que não conhecem, o Dossiê aqui apresentado dará uma visão completa sobre todos os pontos da série. Espero que gostem!


FILMES

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger