12 de nov. de 2011

Os Simpsons parodiando Kubrick



por Luiz Santiago


          Há dois meses, o Cinebulição trouxe pela primeira vez uma das mais criativas exposições da WikiSimpsons: os episódios nos quais a série parodiava os filmes do diretor britânico Alfred Hitchcock. Desta vez, traremos mais um diretor amplamente parodiado pela série, o perfeccionista Stanley Kubrick.


Bart, o General

          Um dos episódios mais interessantes da primeira temporada, que parodia essencialmente o filme Patton (1970), mas que em uma de suas cenas, onde as crianças brincam no parquinho com o sol ao fundo, temos a paródia de Nascido Para Matar (1987), um dos mais interessantes filmes de Stanley Kubrick.



A Casa da Árvore dos Horrores

          Nesse episódio, quando Os Simpsons mudam de casa, temos um segmento à parte, chamado “casa do pesadelo”, quando a casa manda que Os Simpsons matem a si mesmos. As cenas dessa sequência remetem ao filme O Iluminado (1980), adaptação de Kubrick ao livro homônimo de Stephan King.



Me dá um Dinheiro Aí

          O principal filme parodiado nesse episódio é, na verdade, Em Busca do Ouro, de Charles Chaplin, mas na cena em que Homer tem os delírios visuais temos uma alusão à “visão através do tempo”, uma das sequências mais alucinantes de 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968).



Cão de Morte

          Toda a sequência da lavagem cerebral do Ajudante de Papai Noel é uma paródia do filme Laranja Mecânica (1971), onde o personagem Alex de Large passa por um tratamento semelhante.



Um Cavalo Para Lisa

          A sequência de abertura desse episódio é um sonho de Homer. Toda a sequência é uma paródia da abertura de 2001: Uma Odisseia no Espaço.




A Casa da Árvore dos Horrores III

          Na cena da festa na casa, Bart está vestigo idêntico ao personagem de Alex de Large do filmes Laranja Mecânica.




Homer, o Vigilante

          A cena da imaginação de Homer, dele sendo jogado de um avião em cima de uma bomba, é uma alusão à famosa cena do filme Dr. Fantástico (1964).




A Casa da Árvore dos Horrores V

          No episódio há um segmento chamado “O Iluminado”, o mesmo nome do filme que parodia. Toda a sequência, desde o carro passando pelas árvores na estrada, é uma homenagem ao filme de Kubrick.



Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger