13 de out. de 2011

Ingmar Bergman: reflexões sobre a vida...


por Luiz Santiago


     Alguns documentários nos fazem pensar melhor sobre nossas vidas e nossa opinião a respeito de algum cineasta. O impressionante Ingmar Bergman: reflections on life, death, and love (1999), dirigido por Stefan Brann é um desses filmes que nos atiçam a memória e nos fazem desenterrar pulsões, rancores e vivências.

     A película de menos de 1h é o resultado de uma longa entrevista concedida por Bergman e seu grande amigo Erland Josephson, dois gigantes do cinema e do teatro sueco, falando sobre a relação de ambos com os filhos, as mulheres, a carreira, o envelhecimento e a morte.

     Os dois conheceram-se quando Josephson tinha 16 anos e Bergman 21, o que faz da entrevista um filme de confissões, um desfile da óbvia cumplicidade eles, de uma amizade de mais de 50 anos, cheia de complicações, tristezas e felicidades de ambos os lados.

     Particularmente nunca havia visto nada parecido no cinema. Tanto Bergman quanto Josephson compartilham experiências vividas que nos fazem entender as motivações de seus filmes, roteiros e peças. A arte é apresentada como o grande refúgio desses dois velhos solitários que negligenciaram amigos e amores para estarem consigo mesmos e com aquilo que mais amavam fazer: dirigir e atuar; teatro e cinema.

     Durante a entrevista nada se fala a respeito dos filmes que fizeram juntos. Sobre esse assunto, temos um outro documentário, A Busca Pela Sanidade (Greg Carson, 2004), uma curta entrevista de 26 minutos com Liv Ullman, Erland Josephson e Ingmar Bergman sobre o processo de produção de alguns filmes, com destaque para o único terror de Bergman, A Hora do Lobo. Portanto, Reflexões... é um filme sobre os homens por trás dos filmes, os frágeis seres humanos por trás da brilhante carreira.


     Para os espectadores reclusos por natureza, e para os admiradores de ambos os entrevistados, Reflexões... é um prato cheio para desfrutar com muito gosto. Um documentário de forma e conteúdo excelentes e com assuntos essenciais discutidos por dois dos maiores artistas do século XX.


P.S.: para os interessados, o filme se encontra na íntegra no Youtube, com áudio original em sueco e inglês e legendas em inglês.


INGMAR BERGMAN: REFLEXÕES SOBRE A VIDA, A MORTE E O AMOR (Ingmar Bergman: reflections on life, death, and love, Suécia, 1999)
Direção: Stefan Brann
Entrevistados: Ingmar Bergman e Erland Josephson


FILME MUITO BOM. FORTEMENTE RECOMENDADO.


Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger