1 de set. de 2011

Veredicto Nº7: Trilhas Sonoras e Compositores






ATENÇÃO: Para que os leitores pudessem ter uma visão mais completa do Veredicto, procurei listar aqui os filmes e os compositores mais votados. Como a intenção não era fazer duas listas, disponibilizei em cada colocação o compositor e o filme que receberam aquele posto, o que não significa que o filme indicado teve sua música composta pelo compositor ao lado... são apenas os vencedores da mesma colocação em campos diferentes: o filme mais votado e o compositor mais votado. 



por Luiz Santiago


     O tema para o nosso Veredicto do mês de Agosto foi uma proposta há muito agendada em nosso Júri, e que enfim, tornou-se realidade. A proposta de escolher as melhores trilhas sonoras não foi, como nunca é a composição de uma lista, fácil, mas o Júri chegou a um interessante Veredicto. O veredicto segue com a indicação dos compositores e filmes vencedores, cada um em sua respectiva categoria. Para quem admira a música no cinema, divirta-se com o resultado!


Introdução

por Dilberto L. Rosa


     Num recente texto de minha autoria, na postagem Minhas (Pouco Mais de) 100 Melhores Trilhas Sonoras do Cinema, incursionei na agradabilíssima, porém ingrata missão de elencar as 100 melhores trilhas de todos os tempos no Cinema... Tarefa das mas difíceis para um ardoroso cinéfilo, criar uma lista que se diga definitiva, ao menos em sua mente inquieta: afinal, sempre haverá um título que ficará de fora, seja pelo esquecimento (neste caso, pesquisei ao longo de alguns meses a fim de não ser injusto com minha memória sonoro-afetiva), seja pela falta de conhecimento (muitos grandes filmes, obviamente, deixei de ver ao longo da vida)...

     Tarefa árdua, sem dúvida: afinal, quem nunca se pegou assobiando uma trilha aventuresca num "momento de ação" de sua adolescência ou relembrando um tema romântico na hora de um marcante beijo...? Em algum ponto da vida, o normal é que trilhas se apropriem de tais momentos ao natural, mas nada como relembrar uma sequência famosa e "adequá-la" à sua vida cotidiana... Assim, com tantas trilhas do coração, que se estabelecessem critérios: para esta minha lista especial, policiei-me para listar apenas trilhas sonoras originais (as famosas 'OST', em Inglês), ou seja, somente aquelas feitas para o filme em questão! Desta forma, não entraram trilhas maravilhosas que contêm, por exemplo, apenas uma canção inédita (Mrs. Robinson, de Simon e Garfunkel para A primeira noite de um homem) ou aproveitam canções já compostas antes (My Fair Lady, com canções já utilizadas na Broadway, ou Cantando na Chuva, reunião de já clássicas composições) e, também por isso, é que memoráveis trilhas de alguns filmes, como os de Woody Allen e Stanley Kubrick (à exceção de Laranja Mecânica, com temas originais e releituras de clássicos eruditos no sintetizador de Wendy Carlos), com fabulosas coletâneas de músicas clássicas e de jazz, acabaram ficando de fora!

     Outras situações interessantes: alguns filmes foram escolhidos de forma "dupla", ou seja, tanto a trilha incidental/instrumental, quanto alguma(s) canção(ões) inédita(s) feita(s) para aquela produção (casos de De volta para o futuro e de Caça-Fantasmas); outros marcaram por um simples tema (O Incrível Exército de Brancaleone: como não lembrar "Branca-Branca-Branca... Leone-Leone-Leone... Fiuuu"?!)... Detalhe curioso é que, apesar de serem exceções (normalmente grandes filmes carregam consigo grandes trilhas), no caso da lista em questão é a trilha que conta, não o filme – este até pode ser fraquinho (como nos casos de Love Story ou do nacional Gabriela), mas suas trilhas, não (Where do I begin, apesar de ter-se tornado quase insuportável "música de espera" em telefones, e a belíssima música de Tom Jobim são, sem dúvida, grandes clássicos)!

  E, falando em clássicos, outra regra: as trilhas deveriam marcar pela inventividade/criatividade – desta forma, tanto grandes temas melodiosos (AmarcordSete homens e um destino) quanto trilhas mais audaciosas, com percussões/notas inovadoras ('Punch Drunk Love', Planeta dos Macacos) tinham que, em algum lugar da história do Cinema, ter marcado época... E, por essa razão, alguns mestres foram lembrados com bem mais que uma indicação: Nino Rota, John Williams, Enio Morricone, e, o maior de todos, Bernard Hermann, com 8 títulos lembrados, desde a mais bela melodia de Um corpo que cai, passando pelo experimentalismo de Farenheit 451, até a junção dos dois, com inigualável modernidade no passeio entre acordes dissonantes e melodia imortal (como nos brilhantismos assustadores de Psicose e de Taxi Driver)!

     Assim, sem mais 'overtures' intermináveis, das minhas (pouco mais de) cem, para esta adorável listagem de apenas 15 melhores (com empates embutidos...) deste emérito Júri de Cinéfilos, com base naqueles mesmos critérios apresentados acima, eis a minha coletânea dos sonhos: 1. Amarcord (Nino Rota); 2. Oito e Meio (Nino Rota); 3. Um Corpo Que Cai (Bernard Hermann); 4. O Poderoso Chefão (Nino Rota/Carmine Coppola); 5. Psicose (Bernard Hermann) / Tubarão (John Williams); 6. Alexander Nevski / O Encouraçado Potenkim (Edmund Meisel); 7. Ran (Toru Takemitsu); 8. Ben-Hur / Rei dos Reis (Miklos Rózsa); 9. Casablanca (Max Steiner); 10. Cidadão Kane (Bernard Hermann); 11. O Garoto (Charles Chaplin/Alfred Newman) / Tempos Modernos (Charles Chaplin); 12. King Kong (1933) (Max Steiner); 13. La Strada – A Estrada da Vida (Nino Rota); 14. Blade Runner – O Caçador de Andróides (Vangelis); 15. A Missão (Ennio Morricone).



O VEREDICTO



1º Lugar

Filme mais votado: O Poderoso Chefão
Compositor mais votado: Nino Rota






2º Lugar

Filme mais votado: Star Wars
Compositor mais votado: Bernard Herrmann








3º Lugar

Filme mais votado: Psicose
Compositor mais votado: Ennio Morricone






4º Lugar

Filme mais votado: Um Corpo Que Cai
Compositor mais votado: John Williams






5º Lugar

Filme mais votado: Ben-Hur
Compositor mais votado: Maurice Jarre






6º Lugar

Filme mais votado: Dr. Jivago
Compositor mais votado: Max Steiner







7º Lugar

Filme mais votado: Tempos Modernos
Compositor mais votado: Miklós Rózsa






8º Lugar

Filme mais votado: Ran
Compositor mais votado: Vangelis






9º Lugar

Filme mais votado: Era Uma Vez no Oeste
Compositor mais votado: Toru Takemitsu






10º Lugar

Filme mais votado: De Volta Para o Futuro
Compositor mais votado: Danny Elfman







REALIZAÇÃO: JÚRI DE CINÉFILOS



Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger