NINHO NOIR DE COBRAS
por Antonio Nahud Júnior
O atraente romance policial noir, com seus heróis desiludidos, mulheres canalhas e intrincada teia de intrigas e traições, surgiu ainda nos anos 1920, mas foi somente em 1941 que Hollywood forjou seu primeiro filme autenticamente noir: O FALCÃO MALTÊS, também conhecido no Brasil como “Relíquia Macabra”, uma feliz estréia na direção do até então roteirista John Huston e a terceira tentativa da Warner de realizar uma adaptação do livro de Dashiell Hammett. Huston acertou em cheio onde as versões anteriores - de 1931 e 1936 - falharam: manteve-se fiel ao espírito cínico do original. A trama é uma espécie de síntese do gênero noir, percebido pelo seu intrincado enredo repleto de surpresas e reviravoltas que envolve o detetive de San Francisco, Sam Spade (Bogart, num tipo que marcaria sua carreira), contratado por uma misteriosa mulher (a extraordinária Mary Astor) para ajudá-la a se apossar de uma estatueta recheada de pedras preciosas, atrás da qual também estão os escroques personagens de dois fabulosos coadjuvantes, Sidney Greenstreet e Peter Lorre.
Spade transita por esse ninho de cobras usando toda a sua argúcia e sangue frio para escapar ileso, num retrato raro de uma América corrupta, obscura e violenta. Tem-se ainda que mencionar a excepcional trilha sonora, que faz com que o clima de suspense e mistério envolvendo a história e os personagens fiquem ainda mais sedutor. Ainda no elenco, o talento de Gladys George, Walter Huston - pai de John -, Ward Bond e Elisha Cook, Jr. Ao contrário do atual gênero policial, o filme (e o estilo noir que ele inaugurou) se concentra muito mais na tensão entre quatro paredes e na brutalidade dos diálogos do que nos tiros e perseguições. Caracterizado por becos e salas mal iluminadas, com radical utilização das sombras e do claro-escuro, em parte como herança do expressionismo alemão, O FALCÃO MALTÊS é um clássico do cinema de todos os tempos. Não é à toa que está tão perto do topo da lista de melhores filmes de todos os tempos divulgada pela AFI há alguns anos atrás.
O FALCÃO MALTÊS - Relíquia Macabra (The Maltese Falcon, EUA, 1941).
Direção: John Huston
Elenco: Humphrey Bogart, Mary Astor, Gladys George, Peter Lorre, Barton MacLane, Lee Patrick, Sydney Greenstreet, Ward Bond, Elisha Cook Jr., James Burke, Murray Alper.
FILME MUITO BOM. FORTEMENTE RECOMENDADO.