4 de ago. de 2011

Autobots e Automações



...Decepticons e Decepções 



por Adriano de Oliveira


     O prólogo de Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011), lembrando Armageddon (1998) por seu tom solene, voice over e ambientação, é disparadamente a melhor parte do filme. Depois dali, pouca coisa há de memorável no terceiro episódio da saga dirigida por Michael Bay. 

    Aliás, o diretor confunde preguiça com autoralismo e faz deste longa de
Transformers uma sucessão de déjà-vus, quase todos mal-ajambrados. Sequências de seus filmes anteriores são utilizadas de modo repaginado, mas sem a mesma intensidade, quiçá inspiração. E quando há algo de novo, não funciona direito.

     Claro que a obra não é pior do que o exemplar anterior da série, o sofrível 
A Vingança dos Derrotados (2009), até porque não haveria como, porém se ressente de um esgotamento por parte de seu diretor, cada vez mais previsível em suas soluções visuais e sem apresentar uma sequência vibrante de ação desde A Ilha - já faz quase seis anos. Por sinal, o desenho de ação de O Lado Oculto da Lua, ao reciclar, como já falamos, elementos de longas antecessores, mostra que a criatividade de Bay se exauriu também nesse sentido. O produtor Jerry Bruckheimer parece lhe fazer falta na parceria e na liberdade de ideias: recordemos que aqui ele tem de se reportar a um mito moderno como Spielberg na produção e obedecer à sua visão "público amplo + venda de produtos associados".

     Para além disso, as duas horas e meia de duração do filme se mostram excessivas e o cansaço da plateia é indisfarçável. Lutas enfadonhas em cena entre os robôs alienígenas Autobots e Decepticons e barulheira em níveis altos por muito tempo contribuem para que isso ocorra. Sim, os efeitos especiais apresentados são maravilhosos, mas não seguram um conjunto fílmico que vai se esvaziando drasticamente à medida em que a projeção avança. O humor funciona em poucas das várias passagens em que é invocado e as atuações são abaixo da média até mesmo para um 
blockbuster de onde não se exige muito em tal campo. Shia LaBeouf presumivelmente é o astro pop de menor carisma que Hollywood já deve ter produzido. Frances McDormand aparece desconfortável contracenando com uma tela azul e só melhora quando tem de dividir a cena com John Turturro, este um tanto mais à vontade. John Malkovich, que já mostrou não ter problemas de ser caricatural quando o papel pede, como em Johnny English (2003) e Red - Aposentados e Perigosos (2010), se apresenta dispensável. Patrick Dempsey constitui um vilão pouco convincente (desculpem o spoiler). A inglesa Rosie Huntington-Whiteley, modelo da grife Victoria's Secret, funcionando mais como chamariz para o público masculino, não compromete enquanto atriz como poderia se esperar de uma novata. O roteiro de Ehren Kruger (do ótimo O Suspeito da Rua Arlington, 1999) somente vai bem na parte em que "revisa e adapta" para a dramatização fatos históricos acerca da corrida espacial em meio à Guerra Fria nas décadas de 1960 e 70. Já a trilha incidental de Steve Jablonsky e a fotografia de Amir Mokri, ainda que competentes, renderam melhor em trabalhos do passado junto ao mesmo realizador.


     Para os que não gostam da montagem em estilo de videoclipe que é característica dos filmes do diretor, uma boa notícia: este longa de Bay tem a edição menos frenética desde Pearl Harbor (2001), e isso ocorre porque houve de se "desacelerar" a montagem de cenas para que os efeitos em 3D nelas presentes fossem visualmente compreensíveis. Falando nisso, é possível que o emprego do recurso da terceira dimensão melhore um produto que em cópia convencional (como aquela que o autor deste texto assistiu) deixa a desejar.


* Artigo originalmente publicado no Cine Revista.


TRANSFORMERS: O LADO OCULTO DA LUA (Transformers 3: Dark of the Moon, EUA, 2011).
Direção: Michael Bay
Elenco principal: Shia LaBeouf, Rosie Huntington-Whiteley, Tyrese Gibson, Josh Duhamel, Patrick Dempsey, Frances McDormand, John Malkovich, John Turturro, Ken Jeong, Kevin Dunn.



FILME REGULAR. ASSISTA SE TIVER TEMPO.

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger