10 de jul. de 2011

Os Contos de Hoffmann (1951)


por Luiz Santiago


     Ainda sustento que Os Sapatinhos Vermelhos é a obra-prima absoluta da dupla de diretores britânicos Michael Powell e Emerich Pressburger, mas essa adaptação da ópera de Jacques Offenbach não decepciona em nada ao espectador, e mais uma vez mostra a capacidade desses cineastas em transformarem o musical em pura e irresistível magia.

     O filme é a narração de três contos, e possui atos claramente independentes, além de uma  Abertura e um Epílogo. Os Contos de Hoffmann é uma explosão de arte. Os cenários fantásticos e as sequências cada vez mais surreais, conforme a história cresce, arrebatam o espectador para as narrativas dos amores frustrados. Quem assistiu ao monumental Tetro (Francis Ford Coppola, 2009), provavelmente deve saber que a cena da boneca despedaçada foi retirada desse filme.

A abertura e os dois primeiros contos são ótimos. Tudo funciona perfeitamente bem, das atuações à música. A minha antipatia pelo terceiro conto (o “Conto de Antônia”) vem desde a primeira vez que ouvi a ópera. Não consigo gostar de jeito nenhum. Talvez por isso eu não goste do desfecho desse filme. Mas essa implicância pessoal não se estende para o produto todo, e afirmo que a obra é uma das melhores adaptações de ópera já realizadas, em par com o trabalho de Bergman em A Flauta Mágica de Mozart, e de Danièlle Huillet & Jean-Marie Straub em Moisés e Arão ou em Entre Hoje e o Amanhã ambas de Arnold Schoenberg. 

Os Contos de Hoffman é um filme cheio de mistério, intriga, maldade e horror. Uma preciosidade do cinema. Obra obrigatória para todos os cinéfilos. Mas reafirmo: eu não gosto do final.


OS CONTOS DE HOFFMAN (The Tales of Hoffmann, UK, 1951).
Direção: Michael Powell e Emerich Pressburger
Elenco: Moira Shearer, Ludmilla Tchérina, Ann Ayars, Pamela Brown, Léonide Massine, Robert Helpmann, Frederick Ashton, Robert Rounseville, Mogens Wieth.


FILME MUITO BOM. RECOMENDAMOS ASSISTIR.

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger