12 de abr. de 2011

Sem Limites / Limitless (2011)


por Luiz Santiago


     Neil Burger não é um cineasta que agrada muita gente, especialmente a críticos e espectadores que tem aversão aos chamados “filmes pipoca”. Suas obras anteriores, Entrevista com o Assassino (2002), O Ilusionista (2006) e Gente de Sorte (2008) são bons filmes, recebidos com críticas mistas e até notáveis, mas conseguiram arrebatar uma multidão de desafetos. As justificativas são muitas: virtuosismo barato, falta de melhor trabalho com o roteiro, opaca direção de atores e péssimo uso de trilha sonora. Embora não sejam afirmativas de todo mentirosas, esses elementos negativos não conseguem derrubar a força de um produto dirigido por Burger, que acaba emergindo de um mar tremendamente familiar para brilhar ao sol, como é o caso de Sem Limites (2011), obra ágil, cheia de chavões, mas um fino produto de entretenimento, talvez o melhor de seu país de origem até o momento.

     O filme é baseado na obra de Alan Glynn, The Dark Fields (2001), e conta a história de um escritor em crise de produção (Bradley Cooper, em uma “atuação” que não exige dele nada além do que ele pode dar: carisma) que descobre através de seu ex-cunhado uma droga, a NZT-48, ainda em fase de testes, mas que pode fazer com que o consumir tenha acesso a 100% de sua capacidade cerebral, ou seja, torne-se, em 30 segundos, um ser humano superdotado. A partir desse novo mundo que se abre à sua frente, Eddie Morra passa a galgar os degraus da hierarquia social de Nova York, chegando, sem competição alguma, ao topo de um dos maiores conglomerados econômicos do mundo. A partir daí, violência gratuita, agilidade, suspense e boas guinadas no roteiro falho compõem o filme.


     Ao contrário do que muitos tem dito, não se trata de uma apologia às drogas. Moralistas de plantão que guardem sua neutra e retrógrada acidez cristã para outro filme, talvez Anjos de Cara Suja (1938) do Michael Curtiz, onde o bandido morre no final e lições de moral seguidas de versículos bíblicos e conclamações à Luz são pregadas em quase cinco minutos de roteiro. Se há uma vitória, no filme, ela é parcial, e o tom de insatisfação interna da personagem é visível, não é preciso consumir NZT-48 para perceber isso.

     A longa sequência de abertura me conquistou totalmente, a despeito de todos os seus clichês cênicos. Não senti minha inteligência subestimada, nem nada disso. Se a história começa daquele modo já muito batido, com a trama saída de um ponto clímax, e sob o guia narrador / protagonista volta para o início, o seu desenvolvimento é comercialmente muito bom, e por isso mesmo, capaz de encobrir tais deslizes. O roteiro, por sua vez, é outro elemento crítico do filme. E devo dizer que alguns enquadramentos são absurdamente vergonhosos, como vocês podem ver na fotografia abaixo. Ou seja, Sem Limites não é um filme tecnicamente perfeito, aliás, está longe da perfeição. Mas o filme considerado em sua totalidade ultrapassa essa barreira e ganha o patamar de ótimo entretenimento, parando por aí.


     Os deslizes infinitos de câmera nos lapsos de memória do protagonistas são muito bons, dão um efeito interessante ao filme. A mudança fotográfica, de tons monocromáticos escuros e opacos para um brilhante e amarelado mundo após o consumo da droga não é lá algo muito original, mas funciona bem dentro da trama. As atuação são regulares, e definitivamente esse Robert De Niro que aparece em Sem Limites não é o Robert De Niro do qual sou fã absoluto. Aqui, como podem ver, se confirma a sentença de que Burger é um péssimo diretor de atores.

     Sem Limites é um bom filme. Ponto. Não é apologético, é clichê, e tem um uso do som bem ruim, além de copiar descaradamente algumas coisas de Pi (1998), mas diverte, cumpre o seu papel de pipoca + entretenimento, e creiam, essa era a única coisa a que ele se propunha. O final em um corte abrupto deixa o filme com cara de Sem Limites 2. E isso é ruim? Bem, sem predileções charlatãs, deixo isso para o próximo filme, se vier. Por hora, tenho o orgulho de cotar quatro estrelas para um filme que me divertiu demais, e do qual sempre vou lembrar como a volta, mesmo que momentânea, do meu entusiasmo quase infantil em relação a uma produção blockbuster desse porte.


SEM LIMITES (Limitless, EUA, 2011).
Direção: Neil Burger
Elenco: Bradley Cooper, Abbie Cornish, Robert De Niro, Anna Friel, Andrew Howard, Johnny Whitworth, Tomas Arana, Robert John Burke, Darren Goldstein.


FILME MUITO BOM. FORTEMENTE RECOMENDADO.

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger