25 de mar. de 2011

O Chamado / Ringu (1998)


por Luiz Santiago


     O Japão é um país repleto de tradições. Do haikai ao anime, conhecemos diversas formas de produção artística do país, bem como a sua forma peculiar de trabalhar o homem em seu cotidiano. A vida e a morte também são peculiarmente contempladas, desde mangás de horror como Uzumaki a filmes do gênero como Ringu (1998).

     O terror japonês caiu nas graças do público ocidental em meados da década de 90, e a partir de então tornou-se até um clichê cinéfilo falar da “superioridade do terror japonês”. Para mim, o horror asiático é bom porque privilegia a psicologia, trabalha mais a alma e a atmosfera do filme ao invés de se preocupar em opor anjos e demônios ou jorrar rios de sangue para uma câmera cambaleante. Especialmente no horror japonês, o mal é um fato consumado, existe, e não necessariamente quer destruir a tudo o que vê pela frente. Como vemos em Ringu, às vezes o mal se contenta em fazer parte de um maldoso jogo mortal... A vida e a morte convivem normalmente, uma aceitando a existência da outra, sem as penas, temores e demonizações pregados pelo cristianismo. Uma percepção cultural diferente, além de diferentes condições antropológicas podem explicar essa força tremenda que o horror japonês possui, e o que faz os filmes do país serem considerados bons, embora na maior parte das vezes a soma de todos os elementos internos da obra não seja muito satisfatória.

     Ringu, de Hideo Nakata, foi um enorme sucesso de bilheteria dentro e fora do Japão, e sua trama chamou a atenção de Hollywood, que comprou os direitos para um remake, dirigido em 2002 por Gore Verbinski. O filme conta a história de um grupo de pessoas que morrem tragicamente após assistirem a um misterioso curta-metragem em um VHS. Uma jornalista passa a investigar o caso, e após ela mesma assistir à obra amaldiçoada, sua investigação se torna a luta pela própria vida. Entre o mundo sobrenatural e um bom suspense dramático, Nakata criou uma obra de impacto sobre o espectador porque atinge a própria percepção de bem, mal e vingança.

     Ringu não é um filme bem trabalhado artisticamente, e há quem diga ser esta crueza e escuridão fotográficas uma opção do diretor para intensificar o suspense. Nesse caso, a escolha não foi das melhores, e todo bom cinéfilo sabe que tons escuros imperando sobre a película não é garantia de boa atmosfera de horror. A despeito da fotografia, os planos e os ângulos usados no filme são de uma precisão matemática, e não só mostram precisamente o que deve ser mostrado, como dão uma grande fluidez interna ao filme. No plano externo, a montagem se caracteriza por takes médios na primeira parte do filme, um pouco mais longos e vazios durante o seus desenvolvimento, e híbridos a partir das sequências em Oshima. Da mesma forma o uso dos sons de da pontual trilha sonora variam a intensidade e importância cênica durante a projeção.


     A história de Ringu se sustenta pelo roteiro bem trabalhado e por não fazer guerras sobrenaturais. A ironia da morte e a relação dos humanos com a perspectiva de morrer são trabalhados em crescendo, e muito me lembrou o ritmo cada vez mais intenso que vemos, por exemplo, em Os Pássaros. Mesmo que não haja uma aula de atuações e a presença da personagem infantil seja pouco justificável, nenhuma dessas coisas atrapalham o desenvolvimento do filme ou diminuem o seu valor. Ringu é um ótimo exemplar do mercado macabro japonês. O resto só sabe quem assistiu ao filme.


* Artigo escrito especialmente para o Original e Ramake do blog Cinema e Literatura.


O CHAMADO (Ringu, Japão, 1998).
Direção: Hideo Nakata
Elenco: Nanako Matsushima, Miki Nakatani, Yûko Takeuchi, Hitomi Satô, Yôichi Numata, Yutaka Matsushige, Katsumi Maramatsu, Rikiya Ôtaka.


FILME MUITO BOM. FORTEMENTE RECOMENDADO.

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger