16 de ago de 2010

Manhatta



por Luiz Santiago


   Baseado no poema Leaves of Grass, de Walt Whitman, o curta-metragem Manhatta (1921), de Charles Sheeler e Paul Strand, obra que muitas vezes é apontada como a estreia do movimento avant-garde nos Estados Unidos, é uma exposição da dinâmica e da força industrial do país, especificamente da cidade de Nova York.

   O curta tem dez minutos de duração e é totalmente composto por takes de diferentes ambientes novaiorquinos. Não há narrativa linear, mas o espectador não precisa de muito esforço para entender o filme.

   A cada estrofe do poema de Whitman – usado como intertítulo – seguem-se imagens da cidade que o materializam: barcos, pessoas, construções, prédios, pontes, trens, carros, tráfego, fumaça, fábricas, pôr-do-sol. O curta de Sheeler e Strand é um cine-poema experimental. Cada plano é geometricamente composto, dando ao filme uma composição funcional, que traduz perfeitamente o estilo arquitetônico e de vida do início do século vinte. As tomadas panorâmicas, feitas de altos edifícios, dão uma visão simetricamente estranha da cidade lá embaixo: os pedestres parecem robôs seguindo caminhos retos, entre carros, trens, e bondes. É curioso observarmos que todas as tomadas de pedestres são feitas em planos gerais e em plongées, como se as pessoas vistas pela objetiva fossem ratos de laboratório, circulando no labirinto de pedra. Mesmo nas tomadas em contra-plongée, os operários das construções parecem minúsculos, entre tantas vigas, cordas, guindastes.

   Ao mesmo tempo em que mostra o triunfo da máquina, o potencial das construções, a força do ferro e do concreto sobre a paisagem, os diretores mostram com incrível precisão a relação do homem com todo esse aparato.

   Não tem como não lembrar (guardadas as devidas proporções) de Koyanisqatsi (1983). Manhatta é a gênese da “vida em desequilíbrio”, e do equilíbrio perfeito da máquina e derivados.


MANHATTA (EUA, 1921). 
Direção: Charles Sheeler e Paul Strand. 



FILME MUITO BOM. FORTEMENTE RECOMENDADO.

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