25 de dez de 2011

O Natal do Charlie Brown (1965)



por Luiz Santiago

          O Natal do Charlie Brown foi o primeiro Especial televisivo baseado no universo dos quadrinhos Peanuts, criado por Charles M. Schulz. Exibido nos Estados Unidos em 9 de dezembro de 1965, o Especial de 25 minutos fez tanto sucesso, que, segundo a revista Valor Econômico, praticamente arruinou o mercado de árvores de Natal de papel alumínio, predominantes entre 1958 e 1965 – e ironizadas no desenho.

          Nesse episódio, Charlie Brown se declara depressivo em relação ao Natal, e ressalta a questão comercial que pontua a data. O conteúdo crítico abordado no desenho é impressionante, e nos sinaliza que o viés plenamente lucrativo do Natal não é algo recente. Com uma trilha sonora envolvente e não deixando de lado o significado religioso que se convencionou para a data, O Natal do Charlie Brown é um dos marcos clássicos da televisão estadunidense, e com certeza um dos melhores episódios de toda a série – embora eu deva dizer que a série não possui um único especial ruim.


O NATAL DO CHARLIE BROWN (A Charlie Brown Christmas, EUA, 1965).
Direção: Bill Melendez
Roteiro: Charles M. Schulz
Elenco (vozes): Peter Robbins, Christopher Shea, Kathy Steinberg, Tracy Stratford, Geoffrey Ornstein, Karen Mendelson, Bill Melendez, Sally Dryer, Chris Doran, Ann Altieri
Duração: 25min.

PARA FAZER O DOWNLOAD DO DESENHO CLIQUE AQUI.


AVALIAÇÃO DO EPISÓDIO: MUITO BOM.


Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger