21 de ago. de 2011

Trancado por Dentro




por Luiz Santiago


     Dirigido por Arthur Fontes, Trancado por Dentro (1989) é um interessante curta metragem brasileiro, com um roteiro promissor e bons atores, mas que infelizmente não consegue dar conta do peso de sua tarefa, caindo um pouco no niilismo, especialmente nos momentos em que são mostradas as “fantasias” do personagem tetraplégico, interpretado pelo incrível Paulo Gracindo.

     Há uma interessante vitalidade na proposta, apesar de um pouco funesta. A crueldade moral do casal de jovens vividos por Luciana Vendramini e Marcos Palmeira atinge em cheio o espectador, e essa é uma das grandes conquistas do roteiro. Mas a começar pelas estranhas elipses, o filme perde um pouco a força e chega ao final bem menor do que se apresentou no início. A montagem ajuda bastante a endossar esse ponto negativo. Uma certa displicência narrativa parece prevalecer nas entrelinhas, o que é bem inadequado em um filme desse porte. Mas a despeito desses elementos, Trancado por Dentro é um filme que não deixa o espectador se distrair, trazendo a cada sequência uma cruel surpresa.

     A fim de dar corpo ao suspense e intensificar a atmosfera do horror (que funciona um pouco, mas já esvaziada), o drama do inválido Boris é transferido para a psicopatia, e a juventude do casal protagonista é exposta como doentia, cruel, imoral, irresponsável: um pequeno retrato da juventude brasileira da época. O problema dessa linha de acontecimentos está do meio para frente, quando a troca entre o mundo da imaginação e o mundo real parece perder-se em si mesma, e a dúvida que surge não é aquela prevista pelo enredo, e sim, aquela de história mal contada. Talvez essa última construção tenha sido demasiadamente injusta. Mas digamos que o desfecho da história não condiz perfeitamente com a trilha percorrida o filme inteiro.

     Trancado por Dentro é um filme muito bom. A participação de Fernanda Montenegro só enaltece o já maravilhoso elenco. A fotografia é o destaque técnico do filme, uma verdadeira iluminação dramática. Apesar da confusão narrativa, o curta é ótimo, e pode desencadear discussões dos mais diversos pontos. Um filme que precisa ser (re) descoberto.


ASSISTA AO FILME NO PORTA-CURTAS CLICANDO AQUI!



TRANCADO POR DENTRO (Brasil, 1989)
Direção: Arthur Fontes
Elenco: Paulo Gracindo, Fernanda Montenegro, Marcos Palmeira e Luciana Vendramini


FILME MUITO BOM. FORTEMENTE RECOMENDADO.


Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger