28 de jun. de 2011

O Julgamento


por Luiz Santiago


     O Julgamento é um curta-metragem roteirizado por Neide Barros e realizado com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de um Colégio em São Bernardo do Campo (SP). O curta é livremente baseado em Dom Casmurro de Machado de Assis. A abordagem é ficcional, mostrando o longo julgamento de Capitu, acusada de adultério por seu marido Bento Santiago.

     O curta foi gravado com câmera fotográfica na mão, luz natural e “sem cenário”. Trata-se de um exercício cinematográfico, portanto, o tom amador e a maior despreocupação estética e formal estão no cerne da obra.

     Ao rever o curta, percebo que deveria tê-lo deixado com menor duração (o que não foi possível porque eu deveria fazer aparecer todos os alunos que se empenharam no projeto e gravaram ao menos uma cena) e menos música, mas por ser a minha primeira experiência cinematográfica, vejo que o resultado ficou ao menos palatável.


CONFIRA O CURTA NA ÍNTEGRA LOGO ABAIXO.





O JULGAMENTO (Brasil, 2009)
Direção: Luiz Santiago
Roteiro: Neide Barros
Elenco: Bruno Viel, Gabriela Quadros, Juliana Pereira, Antonio Esteves, Neide Barros, Cecília Silagi, Yuri Tanabe, Allan Alaion, Gilberto Ananias Jr., Gabriela Fecher.


Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger