20 de abr. de 2011

Carlitos na Contrarregra (1914)



por Luiz Santiago


     Os primeiros filmes de Charles Chaplin nos Estados Unidos foram realizados sob direção de Mack Sennett, famoso diretor de comédias nos anos 1910, e dono de seu próprio Estúdio, a Keystone Film Company. Após o breve período de adaptação que se seguiu a Carlitos Repórter, seu filme de estreia no cinema, Chaplin foi ganhando confiança pessoal, dando força à sua interpretação e amadurecendo sua principal personagem, uma das mais conhecidas do mundo, o Vagabundo Carlitos.

     O ano de 1914 foi um marco para o cinema porque além de contar com a chegada de Chaplin às telas, como ator, foi também o ano em que surgiram os primeiros filmes dirigidos por ele, dentre os quais Calitos na contrarregra é um dos mais fracos.

     As situações cômicas acontecem em um vaudeville onde Carlitos e o outro contrarregra da casa, um velho, se desentendem o tempo inteiro. A crueldade com que Carlitos trata o companheiro é realmente impressionante, e durante todo o filme o exagero da slapstick com mais mais pancadaria do que encenação chega a minimizar o teor da comédia. De fato, esse é um dos filmes iniciais do diretor que eu menos gosto.


     A graça do curta se encontra na personagem do preguiçoso Carlitos, que o tempo inteiro procura livrar-se de suas obrigações. Alguns erros de continuação e montagem também são percebidos, e chegam a incomodar porque o filme vai ganhando corpo e quanto mais as cenas do palco se misturam às cenas atrás das cortinas, essas incorreção se evidenciam. No fim, o espectador consegue até gostar do filme, porque já esvaziado de sua violência sem propósito, termina com um banho de mangueira em todo o elenco e na plateia. Em algumas sequências é impossível não rir, mas a ideia geral é mal conduzida durante o curta, e o seu conteúdo não é trabalhado de uma forma tão boa quanto o diretor o faria em outros filmes desse período. Mais como valor histórico e curiosidade cinéfila, essa película deve constar na lista de todos aqueles que ainda não a viram. A qualidade do produto, julgue você mesmo.


CARLITOS NA CONTRARREGRA (The Property Man, EUA, 1914).
Direção: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Phyllis Allen, Alice Davenport, Charles Bennett, Mack Sennett, Norma Nichols, Joe Bordeaux, Harry McCoy, Lee Morris.


FILME REGULAR. ASSISTA SE TIVER TEMPO.

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger