20 de set. de 2010

O Código Tarantino



por Luiz Santiago


     Sam Peckinpah. Mr. White. Jungle Boogie. Elvis.

     Pulp Fiction. Silver Surfer. 70's. Tarantino's Mind...

     Escrito e Dirigido por um grupo da Republika Filmes que assina como 300 ML, O Código Tarantino é um curta metragem de 15 minutos, dedicado a uma série de pequenas teses muito interessantes sobre a filmografia do diretor estadunidense Quentin Tarantino.

     Os incríveis Selton Mello e Seu Jorge, que estrelam o curta, estão em um bar, onde começam a conversar sobre cinema, e a partir daí, os cortes entre as sequências mostram cenas dos filmes citados pela personagem de Selton Mello, ilustrando suas ideias.

     Para quem conhece os filmes de Quentin Tarantino, o curta é um pequeno deleite, e um interessante exercício para se pensar no pós-exibição. De Like a Virgen, da Madonna, passando por possíveis jogadores de pôquer da ESPN, o tal código a ser decifrado preenche todas as linhas do filme, com um quê de teoria da conspiração, aguçando ainda mais o espectador cinéfilo.



     A montagem inteligente agiliza a narrativa que poderia ser uma catástrofe, já que, duas pessoas em um bar conversando (reprodução de um plano-sequência de Pulp Fiction), não é algo que suscite muitas epifanias cinematográficas, mas se o cenário-filme for trabalhado de forma dinâmica (como o é, no curta), só há espaço para um aplauso no final.

     O que minimiza a qualidade do filme é o ralo rigor fotográfico, embora seja visível a carga proposital disso. Penso que uma fotografia menos monocromática cairia bem ao curta. As outras ressalvas são em relação à abertura, que é bruscamente interrompida (que descuido interromper a música em um ponto não propício!), e a algumas falas da personagem de Seu Jorge. Aliás, a linha narrativa do diálogo, embora não se perca, parece querer perder-se. É estranho, mas mesmo assim, funciona.

     Dentre os milhares de curtas que circulam pela rede, esse metalinguístico brasileiro é um dos que valem a pena ver, mas já previno aos que não conhecem o mundo tarantinesco: nem se aventurem, porque não entenderão nada.


O CÓDIGO TARANTINO (Tarantino's Mind, Brasil, 2006).
Direção: 300 ML.
Elenco: Selton Mello, Seu Jorge.

FILME BOM. RECOMENDAMOS ASSISTIR.

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger