17 de set. de 2010

Food, Inc.




por Evandro Souza


     "A forma como comemos mudou muito mais nos últimos 50 anos do que nos 10 mil anos anteriores, mas a imagem que é usada para vender a comida ainda é da América agrária. Você vai ao supermercado e vê imagens de agricultores. A cerca, o silo, a casa dos agricultores da década de 30, a relva verde. É a venda de uma fantasia pastoral.

     Um supermercado moderno americano tem em média 47 mil produtos. Não existem mais estações; agora há tomates o ano todo, cultivados no outro lado do mundo, colhidos quando ainda estavam verdes e amadurecidos com gás etileno. Embora se pareça com um tomate, é como um tomate imaginário, é um conceito de tomate. Na seção de carnes, não existem mais ossos.

     Há um véu deliberado que foi colocado entre nós e a fonte da nossa comida. A indústria não quer que se saiba a verdade sobre o que está comendo, porque se soubesse, talvez não quisesse comer."



     Esta é a introdução de Food, Inc., filme de Robert Kenner que faz críticas pesadas a indústria de alimentos norte-americana, mas que facilmente pode ser encaixada na nossa realidade.

     Na primeira parte, o filme mostra como os animais são criados - a base de hormônios e antibióticos - como por exemplo os frangos, que nem chegam a ver a luz do dia e engordam em tempo recorde. Segundo o documentário, hoje as aves são criadas e abatidas em metade do tempo em que eram há 50 anos, porém, com o dobro do tamanho.

     Outro assunto debatido é o aumento dos casos de diabetes, obesidade e a contaminação por E-Coli, tudo isso devido a essa "desnaturalização" dos alimentos. Além disso, ainda aponta a exploração dos trabalhadores, a ineficiência do governo, o preço dos alimentos orgânicos e o poder que as indústrias têm de encobrir os processos de fabricação de seus produtos.



     Mas o filme não fica só na acusação. Também mostra que o poder de mudar a indústria está nas mãos dos consumidores, que podem e devem exigir alimentos mais orgânicos e saudáveis.

     Food, Inc. concorreu ao Oscar de Melhor Documentário em 2010. Não levou, mas certamente fez e fará com que as pessoas revejam seus hábitos alimentares, se perguntando o que comem, de onde vêm esses alimentos e se realmente vale a pena consumí-los.


FOOD, INC. (Idem, Estados Unidos, 2008)
Direção: Robert Kenner


FILME MUITO BOM. FORTEMENTE RECOMENDADO.

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger