27 de dez. de 2011

Especial Friends: Ross, Joey e Chandler


por Luiz Santiago

          Uma das coisas mais legais em Friends é a forte diferença de personalidade entre os seis integrantes do elenco principal. O trio feminino já recebeu uma ótima análise do meu amigo Jorge Rodrigues, e coube a mim falar do trio masculino, composto pelos atores David Schwimmer, Matt LeBlanc e Matthew Perry, uma interessante mistura de universos e histórias de vida, dentro e fora da tela.

          Vamos começar pelo mais novo deles, Matthew Langford Perry (1969), ótimo ator de comédias e praticamente uma cria da televisão, estreando na telinha aos 10 anos, como personagem da série 240-Robert. Antes de viver o Chandler de Friends, Matthew Perry atuou em mais de 10 séries e estrelou 4 filmes: Uma Noite Na vida de Jimmy Reardon (1988); Não Mexa Com Minha Filha (1989); um telefilme fraquíssimo com Liza Minnelli no elenco, Vidas Paralelas (1994); e Vestibular da Morte (1994), onde faz um papel secundário e esquecível. Vale lembrar também que o pai de Matthew Perry, John Bennett Perry (1941), também é ator, e participou de um episódio de Friends, Aquele do Novo Vestido da Rachel (4ª Temporada). Ele faz o papel de Mr. Burgin, o pai de Joshua Burgin, paquera de Rachel na época.

          Chandler Bing é uma personagem hilária. Por ter acompanhado o divórcio dos pais na infância, ele desenvolveu um estranho modo de defesa: fazer piadas ou usar de extremo sarcasmo sempre que se vê em situações difíceis. Ele estudou com Ross Geller na faculdade, participou de uma banda, viu seu pai se transformar em um travesti e sua mãe se tornar uma famosa escritora de romances eróticos. Na faculdade, Chandler chegou a beijar um homem – acontecimento que Ross usa para zombar dele em um dos episódios da série. Em diversos episódios questiona-se a heterossexualidade de Chandler, o que é deveras engraçado, não só pelo histórico familiar de ter um pai travesti, mas porque ele tem conhecimentos muito interessantes, como saber fazer uma perfeita sobrancelha, por exemplo. Mesmo com uma vida complicada, Chandler tornou-se um adulto muito culto, engraçado e de bom coração. Por mais que tente, nunca consegue guardar rancor de ninguém, e passou muito tempo tendo azar com mulheres até se apaixonar e casar-se com Monica Geller, irmã de Ross. Chandler conheceu Joey em Nova York, e dividiram um apartamento. Começava uma amizade inseparável entre os dois. Em toda a série, Chandler e Joey são os amigos que mais se abraçam. Eles realmente se amam, e apesar da momentânea vergonha de admitir isso, acabam não conseguindo esconder. Uma das coisas interessantes sobre Chandler é que pelo menos até as últimas temporadas ninguém sabia exatamente qual era a sua profissão. Esse é o motivo pelo qual Monica e Rachel perdem o apartamento para ele e Joey, em um jogo de perguntas. Não tenho muita certeza, mas acredito que é na 9ª temporada que ele muda da área de computação para a publicidade. Matthew Perry faz um trabalho maravilhoso como Chandler Bing, seja nos momentos dramáticos, seja na comédia, o ator faz do personagem um dos mais interessantes do trio e o ponto cômico masculino da série.

Matthew Perry (Chandler Bing)

          Matthew Steven LeBlanc (1967) tem uma história artística mais ou menos parecida com a de sua personagem em Friends: um ator canastrão e mulherengo que tem dificuldade para arranjar emprego até que uma oportunidade na TV o torna famoso e rico. Filho de mãe italiana e pai anglo-alemão, Matt LeBlac começou a trabalhar como modelo e conseguiu seu primeiro papel na TV em 1989, na série TV 101. Trabalhou em mais de uma dezena de séries e estrelou dois filmes até assumir o papel de Joey em Friends: Inimigos de Guerra (1993) e Lookin' Italian (1994).

          Joey Tribbiani é um ator mulherengo e canastrão, ingênuo e de inteligência mínima. Sua amizade com Chandler é praticamente um escudo contra as coisas ruins que poderiam lhe acontecer, inclusive a falência financeira, porque até ele conseguir um papel na novela Days of Our Lives, Chandler mantinha o apartamento e as despesas da casa praticamente sozinho. Mas à parte sua vida profissional e movimentadíssima vida amorosa, Joey é a personagem mais pueril do trio masculino. Ele tem um Hugsy escondido – bem, nem tão escondido assim, uma vez que ele não consegue guardar segredos; gosta de livros com figuras e músicas de criança. Suas outras características são: o amor pelo Knicks, o pavor de envelhecer, o fanatismo por pornografia e todo tipo de sacanagem; e também pizzas, cerveja, e seus amigos. Joey é um grande crianção, mas muitas vezes tem uns rompantes de adulto, e chega a dar conselhos para seus amigos. A provocação é uma das suas características humorísticas mais legais, ao lado da grande capacidade de Matt LeBlanc usar a comédia física, algo que os diretores da série exploram bastante na personagem.

Matt LeBlanc (Joey Tribbiani)

          David Larry Schwimmer (1966), o Ross de Friends, é o único do trio masculino da série que tem uma carreira na direção de filmes e séries, além de atuar. Começou a trabalhar como ator em um telefilme, Violação Fatal (1989); e dirigiu o seu primeiro, Desde Que Nós Partimos, em 1998. Desde então, Schwimmer já dirigiu os longas Americana (2004), New Car Smell (2005), Maratona do Amor (2007), e o bem recebido Confiar (2010). Ele ainda dirigiu 10 episódios de Friends e alguns episódios de outras séries americanas como The Tracy Morgan ShowJoey e Little Britain USA.

          Ross Geller é paleontólogo, professor universitário e curador de um museu em Nova York. Mimado pelos pais e de temperamento quase bipolar, casou-se e divorciou-se três vezes, gerando dois filhos: Ben (com a primeira esposa, Carol, da qual se divorcia porque ela se declara lésbica), e Emma (com Rachel, sua terceira esposa e grande amor de sua vida). Irmão de Monica e amigo de Chandler desde a faculdade, Ross é o típico nerd que tenta não ser tão nerd assim. Ele prefere ficar em casa assistindo aos documentários da Discovery Channel, ir a uma peça de teatro ou ver um filme de arte a ter que ficar batendo papo no Central Perk com os amigos, mas é praticamente isso que ele faz a série inteira. Ross é um tanto reservado, tímido para falar de si mesmo, muito pé no chão e racional até demais. É um homem muito ciumento e dá muito valor aos seus amigos e à sua família. Também é muito convencido de sua inteligência (lembra um pouquinho o Sheldon Cooper de The Big Bang Theory). David Schwimmer não é um ator espetacular, mas tem uma boa veia cômica, e assim como Le Blanc, uma boa interpretação em comédia física, o que faz com que sua personagem esteja envolvida em ações que o façam brincar um pouco com essa face da comédia, e o resultado é maravilhoso.

David Schwimmer (Ross Geller)

          Procurei destacar um pouco da carreira dos três personagens masculinos da série Friends, suas características e posição na série. É claro que muita coisa ficou de fora, até porque, é impossível trazer informações completas e detalhadas de uma série que durou 10 anos, nem se tivesse uma postagem separada para cada um deles. Mas creio que temos acima uma visão geral e uma lembrança satisfatória desses atores e suas personagens que tanto nos fizeram e fazem rir.

Ross, vestido de "Tatu de Natal" e Chandler, vestido de Papai Noel.

No mesmo episódio, Joey aparece vestido de Superman.

Joey na cama com o seu Hugsy.

Ross, em um hilário episódio em que ele "está bem".


SESSÃO DE ABRAÇOS: JOEY E CHANDLER






Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger