9 de jul. de 2011

Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)


por Juliana Zanolli

     O início do segundo filme nos mostra Harry muito triste por não ter recebido nenhuma carta de seus melhores amigos. O que ele não sabia é que, na verdade, as cartas haviam sido roubadas por Dobby (um elfo doméstico muito simpático, que começa a chorar e a dar cabeçadas a cada sintoma de culpa!). O verdadeiro desejo do elfo era que Harry não voltasse a Hogwarts.

     Notamos logo no início que a amizade de Harry, Rony e Hermione estava muito mais fortalecida, principalmente quando Rony e seus irmãos resgatam Harry da casa de seus tios, numa fantástica aventura com muita magia e um carro voador. Logo que chegaram a Hogwarts, os estudantes já perceberam a preocupação dos professores em relação a algo que chamavam de a "Câmara Secreta".

     Segundo a professora Minerva McGonagall (diretora da casa Grifinória) os quatro maiores bruxos do mundo foram os fundadores de Hogwarts, há mil anos. Um deles foi Salazar Sonserina. Como já era de se esperar, ele não admitia "trouxas" em Hogwarts. Porém, como os outros não estavam de acordo, Salazar criou a "Câmara Secreta", lar de um monstro.

     Alguns alunos foram petrificados desde então. Harry, após Hermione ter sido petrificada, encontra um bilhete na mão dela, dizendo que o monstro era um Basilisco que morava no encanamento do castelo. Justamente por isso Harry ouvia vozes que pareciam vir da parede e as entendia por ser capaz de compreender a linguagem das cobras.

     Antes mesmo de se recuperarem disso, Harry e principalmente Rony levam um choque ainda maior: uma menina havia sido levada pelo monstro para dentro da Câmara e era justamente Gina Weasley, irmã de Rony. Harry e o amigo, ao lado do super convencido pseudo- professor Lockhard (que dizia saber a entrada da Câmara) foram à procura dela. Harry, com o seu raro dom de ser ofidioglota, consegue descobrir a passagem e acaba por encontrar Gina. Para a sua surpresa, Tom Marvolo Riddle, que na verdade era Lord Voldemort, o aguardava. Ele estava esperando Harry para poder soltar o Basilisco; isso seria uma batalha complexa demais para um bruxo de apenas 11 anos de idade.

     Esse filme nos mostra porque devemos ser leais aos nossos amigos; se Harry não tivesse sido leal a Dumbledore, Fawkes, a fênix, não o teria ajudado. Com a ajuda da ave mágica, Harry derrota Voldemort, salva Gina, e assim, Hagrid é libertado da prisão de Azkaban. Com a a poção feita com as Mandrágoras, todos os petrificados voltam à vida normal.

     Tudo termina com um lindo abraço e uma bela demonstração de amizade e carinho entre Harry e Hermione, e com um quase abraço entre Rony e Hermione, que tomados pela timidez, somente conseguem dar um aperto de mão. Um filme fantástico! Não podemos esquecer de salientar a ótima atuação de Rupert Grint (Rony).

     O filme conta com vários efeitos especias. Como, por exemplo nas cenas :

* Do resgate de Harry no carro voador;
* Do Salgueiro Lutador quando o carro voador cai;
* Na transformação de Harry em Goyle;
* No jogo do Quadribol;
* Quando a Fênix pega fogo;
* Cena das aranhas gigantes, com Aragogue;
* Do assustador Basilisco;
* (e principalmente) em todas as cenas de invisibilidade.


Indicações e Prêmios

Recebeu três indicações ao BAFTA Film Awards, nas seguintes categorias :
Melhores Efeitos Especiais, Melhor Desenho de Produção e Melhor Som, além de uma indicação ao BAFTA Children' s Awards, na categoria Melhor Longa – Metragem.

Recebeu, ao todo, 41 indicações, dentre elas, uma indicação ao MTV Movie Awards, na categoria de Melhor Interpretação Virtual (Dobby), e uma ao prêmio Adoro Cinema 2002, na categoria de Melhor Continuação.


HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA (Harry Potter and the Chamber of Secrets, EUA, UK, Alemanha, 2002)
Direção : Chris Colombus
Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Kennith Branagh, John Cleese, Robie Coltrane, Warwick Davis, Richard Harris, Jason Isaacs, Alan Rickman, Fiona Shaw, Maggie Smith, Julie Waters.


FILME ÓTIMO. É IMPERDÍVEL ASSISTI-LO!

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger