Apresentação
por Dilberto L. Rosa
Linguagem dentro da meta
Difícil imaginar o mundo sem "Cantando na Chuva"! Mas nem falo das suas músicas e números inesquecíveis, mas, especialmente, de uma das maiores metalinguagens do Cinema: por que não rir (e cantar e dançar) por sobre um dos momentos mais marcantes (e difíceis) para a Sétima Arte, a transposição do Cinema mudo para o falado, tudo isso dentro de um inteligentemente belo filme Musical? Difícil mesmo imaginar o Cinema cantado sem o som...
Genial, ainda, é lembrar que o mais que genial "Nosferatu", do gênio Murnau, clássico absoluto do Terror que até hoje me deixa com medo, pode ter sido... real?! Pois este é o ainda mais genial mote de "A Sombra do Vampiro": e se o exótico ator Max Screck fosse um vampiro de verdade, capaz de ameaçar os atores do próprio elenco? Hermeticamente inteligente e interessante! E, por que também não dizer, assustador?
Mas,na difícil arte da metalinguagem, até hoje ninguém foi páreo para a mordaz criatividade de "Adaptação": o livro "Ladrão de Orquídeas" existe na realidade (o que fundiu as tolas cabecinhas dos membros Academia na hora de indicá-lo a roteiro adaptado), mas pouco tem a ver com este filme; o roteirista se põe na tela (e ainda por cima inventa para si mesmo um irmão gêmeo); o filme mostra a criação do que viria a ser o próprio filme; e os personagens enlouquecem em meio a toda essa "adaptação" da adaptação... No mínimo, um 'cult movie'!
O VEREDICTO
1º Lugar (199 pontos)
CREPÚSCULO DOS DEUSES
Sunset Blvd.
Billy Wilder, 1950
2º Lugar (184 pontos)
A NOITE AMERICANA
La Nuit Américaine
François Truffaut, 1973
3º Lugar (177 pontos)
OITO E MEIO
8 ½
Federico Fellini, 1963
4º Lugar (150 pontos)
A ROSA PÚRPURA DO CAIRO
The Purple Rose of Cairo
Woody Allen, 1985
5º Lugar (133 pontos)
CANTANDO NA CHUVA
Singin' in the Rain
Stanley Donen e Gene Kelly, 1952
6º Lugar (110 pontos)
CINEMA PARADISO
Nuovo Cinema Paradiso
Giuseppe Tornatore, 1988
7º Lugar (105 pontos)
ABRAÇOS PARTIDOS
Los Abrazos Rotos
Pedro Almodóvar, 2009
8º Lugar (103 pontos)
ED WOOD
Tim Burton, 1994
9º Lugar (91 pontos)
O AVIADOR
The Aviator
Martin Scorsese, 2004
10º Lugar (85 pontos)
OS SONHADORES
The Dreamers
Bernardo Bertolucci, 2003
FIM DO VEREDICTO Nº5: FILMES METALINGUÍSTICOS