por Luiz Santiago
A guerra recebe o olhar ímpar de Tarkóvski através de A Infância de Ivan. Nesse filme, o herói de guerra é uma criança, representando a semente da resistência russa na segunda guerra.
O filme é o primeiro passo para as experimentações imagéticas de Tarkóvski, com direito a um sem número de indicações poéticas durante a sua projeção, uma delas, o retorno do tema da maçã, surgido em O Rolo Compressor e o Violinista.
Quando realizou Andrei Rublev, Tarkóvski já tinha organizada toda a sua visão de cinema, conteúdo, estética e indústria, de onde surge a sua teoria do "esculpir o tempo". O primeiro passo para essa nova fase surge, sem sombra de dúvida em A Infância de Ivan.
Motivos recorrentes de sua filmografia podem ser encontrados aqui: a escrupulosa direção de atores, a manipulação da imagem (vide o uso do negativo numa das sequências finais), o universo infantil, o tempo dos planos, a metáfora visual, a poesia. O cinema de Tarkóvski é um cinema divino, e esse seu primeiro longa só mostra o gigante que se tornaria daí para frente.
A INFÂNCIA DE IVAN (Ivanovo Detstvo, URSS, 1962)
Direção: Andrei Tarkóvski
Elenco: Nikolai Burliaev, Valentin Zubkov, Yevgeni Zharikov, Stepan Krilov, Nikolai Grinko, Dmitri Milyutenko, Valentina Malyavina, Irma Raush, Andrei Konchalovski, Ivan Savkin
FILME ÓTIMO. É IMPERDÍVEL ASSISTI-LO!