19 de ago. de 2010

H2O



por Luiz Santiago


   O final do século XX evidenciou uma preocupação que se tornaria a fonte dos “sinais dos tempos” da escatologia apocalíptica e das idades míticas de nosso século: a questão ambiental. O futuro da humanidade passou a ser especulado por teóricos, profetas, descobridores de profecias antigas, especialistas das mais diversas áreas, produtores de cinema, e cineastas. Um subgênero dos filmes de ação, o Desastre, ganhou novas dimensões, principalmente após as impensáveis possibilidades da tecnologia CGI (imagens geradas por computador). Filmes como O dia depois de amanhã (2004), 2012 (2009) e Avatar (2009), são reflexos dessa Era-Catástrofe que trouxe para o cinema um renovatio das ideias sobre o futuro da humanidade.

Dentre os muitos recursos naturais essenciais à vida, a água é uma das grandes preocupações imediatas. A crescente poluição de rios, lençóis freáticos, etc., é material de inúmeros artigos, palestras, conferências. Nesse contexto, o curta-metragem H2O (1929) de Ralph Steiner – também fotógrafo e publicitário – cai como uma luva nas mãos desses “últimos tempos”.

Ângulos incríveis e manipulação de imagens para dar a sensação de movimento, são as colunas formais do filme. No sentido heraclitiano da palavra, o filme de Steiner flui do começo ao fim, e quanto mais perto chega do final, essa fluidez se torna agressiva, cansa os olhos, tamanha a velocidade que a edição propicia, e tamanho o poder visual do movimento das águas, criado pelo diretor.

   Tudo no filme está cercado pela água corrente, a personagem principal. Essa “vida” da água, enriquece de significados o que se passa na tela. O resultado do produto fílmico é de uma fatal beleza incômoda. Ver esse curta-metragem hoje, em 2010, é quase um ataque pessoal: “Olha como era a vida 81 anos atrás”. Impossível não pensar na caótica situação ambiental de hoje.

   H2O é um filme-ensaio fotográfico sobre um dos nossos maiores bens naturais, e acima de tudo, um filme incrivelmente simples, que ganha forma estelar nas experimentações visuais feitas por Ralph Steiner. Obrigatório para amantes do primeiro cinema, ou partidários da causa ambiental.


H2O (Idem, Estados Unidos, 1929)
Direção: Ralph Steiner.

FILME ÓTIMO. É IMPERDÍVEL ASSISTI-LO!

Twitter Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger