O último Bond de Roger Moore
por Adriano de Oliveira
Roger Moore, o mais sarcástico entre os intérpretes de James Bond, encerrou sua bem-sucedida participação na cine-série em 1985, com "007 na Mira dos Assassinos", que marcou também a terceira direção de um filme do agente secreto britânico pelas mãos de John Glen (que havia feito anteriormente a este "Somente para Seus Olhos" e "Octopussy", vindo posteriormente a rodar "Com Licença para Matar").
Desta feita, Bond enfrenta o vilão Max Zorin (Christopher Walken, em boa atuação, como sempre), industrial que opera com microchips de silício e, secretamente, pretende acabar com a indústria americana concorrente sua, localizada em Silicon Valley. Ponto alto é o epílogo da aventura, na cena em que 007 luta com Zorin em um dirigível preso à ponte de San Francisco, passagem que já se tornou antológica.
Como de praxe, marcam neste tipo de filme os papéis coadjuvantes femininos: temos a assistente de Max, Mayday (Grace Jones), que brilha especialmente na seqüência em que ela foge de Bond na Torre Eiffel, bem como a cativante beleza de uma das mais graciosas bondgirls, Stacey Sutton - papel de Tanya Roberts. Inesquecível também é a canção-título original, interpretada pela banda Duran Duran. Para a trilha sonora incidental de John Barry, que já realizou diversos trabalhos para a série, cabe um destaque.
Há boas cenas de ação na fita, como a inicial, na Sibéria, e a já citada seqüência final, para gáudio dos bondmaníacos. Ao redor de muito capricho técnico e de cenários, coexistem momentos nada memoráveis, como na cena em Paris, na qual 007 salta de uma ponte ao casco de um navio, caindo sobre um bolo de casamento: é notoriamente claro o uso de um boneco substituindo o personagem carne-e-osso, algo constrangedor.
Porém, nada apaga o brilho de Moore em sua despedida de Bond, com um tom certo nesta sua aventura final. Seu sucessor, Timothy Dalton, não emplacou, e a série ressuscitou por obra do carisma de Pierce Brosnan, que tornou a popularizar o papel de 007.
Artigo originalmente publicado no Cine Revista.
007 NA MIRA DOS ASSASSINOS (A View to a Kill, 1985)
Direção: John Glen.
Elenco: Roger Moore, Christopher Walken, Grace Jones, Tanya Roberts, Patrick Macnee, Walter Gotell, Patrick Bauchau, David Yip, Desmond Llewelyn.